A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), vestibular da USP (Universidade de São Paulo), aplicou um simulado com o novo modelo de redação do exame nos dias nos dias 26 e 27 de abril. Os temas foram divulgados pela fundação no último dia 8 de maio.
As propostas de escrita, que giraram em torno da comunicação emocional, foram uma dissertação sobre o tema “As emoções e sua interferência no processo de comunicação” e uma crônica que envolvesse um episódio de comunicação emotiva.
Veja como treinar para a redação deste ano a partir delas!
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Redigindo uma dissertação
A primeira proposta de redação do simulado foi a escrita de uma dissertação com o ponto de vista do estudante sobre o tema “As emoções e sua interferência no processo de comunicação”. Uma dissertação é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução, se apresenta a ideia principal, que dará norte para todo o texto. Ela será explorada e justificada nos parágrafos seguintes, servindo como base para os argumentos e fatos que serão expostos ao longo do desenvolvimento.
O desenvolvimento sustenta a tese com justificativas, provas e exemplos, organizados de forma progressiva e clara. É importante apresentar também argumentos contrários, explicando por que eles não se sustentam.
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Já a conclusão retoma os principais pontos discutidos, confirmando os argumentos e oferecendo uma solução ou expectativa em relação ao tema abordado.
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Escrevendo uma crônica
A proposta dois foi a redação de uma crônica, gênero textual surgiu nos jornais brasileiros, que apresentasse um episódio de comunicação emotiva. Existem dois tipos de crônica: a literária e a argumentativa.
A crônica literária representa o cotidiano e apresenta personagens que, na maioria das vezes, são apenas retratados pelo seu contexto social, sem nome, enredo próprio, tempo e espaço. Se aproxima de um conto, mas não elabora profundamente a narrativa, se tornando uma espécie de causo sem a estrutura de começo, meio e fim.
Já a crônica argumentativa, normalmente parte de um episódio, narrado pelo autor para, a partir dele, tecer comentários, reflexões e argumentações sobre a situação denunciada por ele.
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Os textos de apoio
O simulado teve 6 textos de apoio para a escrita da redação, válidos para ambas as propostas. Entre eles, duas obras de arte: “O Grito” (1893), de Edvard Munch e “Room in New York” (1932), de Edward Hopper.
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Os textos escolhidos trazem uma reflexão a respeito da comunicação, com ênfase na emoção. De acordo com a fundação, a escolha do tema e das propostas reflete a mudança que o vestibular está passando.
A abordagem esperada era que os candidatos se mobilizassem e aplicassem seus conhecimentos sobre os aspectos formais dos diferentes gêneros textuais, exigindo objetividade, mas também permitindo trabalhar aspectos subjetivos, necessários para a construção dos textos, especialmente dos narrativos.
Agora, que tal colocar estes conhecimentos em prática redigindo uma dissertação ou uma crônica com os temas propostos pela Fuvest? Veja abaixo os textos de apoio e mão na massa!
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Texto 1
“O eco das palavras, seu ritmo, e as imagens com uma grande carga emocional inundam e ativam os recônditos de nossa consciência. Quando lemos um texto literário inteligente e sedutor, o mundo se torna mais habitável”.
Marta Rébon. “Por que procurar refúgio nos livros quando a realidade parece insuportável?”, El Pais, 2017.
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Texto 2
“O acesso à essência de uma coisa nos advém da linguagem. Isso só acontece, porém, quando prestamos atenção ao vigor próprio da linguagem. Enquanto essa atenção não se dá, desenfreiam-se palavras, escritos, programas, numa avalanche sem fim. O homem se comporta como se ele fosse criador e senhor da linguagem, ao passo que ela permanece sendo a senhora do homem. Talvez seja o modo de o homem lidar com esse assenhoramento que impele o seu ser para a via da estranheza. É salutar o cuidado com o dizer. Mas esse cuidado é em vão se a linguagem continuar apenas a nos servir como um meio de expressão”.
Martin Heidegger. Construir, Habitar, Pensar. (Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback).
Texto 3
“Em sua performance — que ganhou um Globo de Ouro e está visando uma indicação ao Oscar — [Fernanda] Torres atordoa. Proteger seus filhos significa se inclinar para a alegria dentro do medo, esperança em meio à dor. Torres dobra sua performance com todas essas emoções, e seus olhos inquisitivos são magnéticos”.
Alissa Wilknson. “I’m Still Here Review: When Politics Invades a Happy Home” (traduzido).
Texto 4
–Simulado da Fuvest/Reprodução
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Texto 5
–Simulado da Fuvest/Reprodução
Texto 6
“A arte de contar, no antigo sentido da palavra, que evoca as poderosas narrativas do século passado e, mais longe ainda, as caudalosas torrentes da épica antiga, está se tornando rara. Apesar ou em razão do número enorme de narrativas breves que se publicam, encontram-se com frequência cada vez menor novelas e contos que nos comuniquem um frêmito ou nos arranquem um grito de admiração. Os desesperados esforços de renovação que caracterizam o gênero de algum tempo para cá geram fórmulas mais de uma vez surpreendentes e inéditas, mas dificilmente despertam emoções profundas”.
Paulo Rónai. “A arte de contar em Sagarana”.
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Calendário da Fuvest 2026
Período de solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: 12/05 a 11/07/2025
Inscrições: 18/08 a 07/10/2025
Data final para pagamento da taxa de inscrição: 07/10/2025
1ª Fase: 23/11/2025
2ª Fase: 14/12 e 15/12/2025
Provas de competências específicas: entre 09/12 e 12/12/2025, a depender da carreira
Divulgação do resultado do vestibular: 23/01/2026
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