A Geely está voltando ao Brasil com o apoio da Renault. Seu primeiro produto dessa nova fase é o EX5, um SUV médio elétrico. Ele também será vendido na Europa, onde já passou pelo criterioso crash test do Euro NCap.
O Geely EX5 nasceu como um projeto global e estreou em 2024. Ele é o carro-chefe da nova ofensiva global da marca chinesa e também foi o primeiro projetado já pensado para ter o volante do lado direito.
VEJA TAMBÉM:
- Renault e Geely lançam empresa que fará apenas motores a combustão
- Geely revela seu primeiro SUV da parceria com a Renault
- Esta montadora chinesa vai voltar mais forte
A nota de cinco estrelas no Euro NCap é uma média entre a proteção para adultos e crianças nos testes de colisão, atuação do sistema ADAS e funcionamento dos alertas de segurança. Os resultados foram similares aos do novo Audi A6.
O Geely EX5 conseguiu 86% de proteção para ocupantes adultos, perdendo pontos para a proteção de quem vai no banco traseiro. Esse modelo conta com o airbag central entre os dois bancos dianteiros.
Para ocupantes infantis a nota foi de 87%. Os pontos perdidos foram por não ter o assento de elevação integrado e por não ter Isofix na posição central do banco traseiro.
O Geely EX5 perdeu pontos na nota de pacote ADAS por não ter detecção de ciclistas durante a abertura das portas. Os sistemas ativos funcionaram corretamente.
Voltando ao Brasil, o EX5 será lançado em julho e contará com o apoio da Renault. A marca francesa irá compartilhar sua infraestrutura já instalada no país para ajudar na distribuição da Geely.
A marca irá estrear com 23 concessionárias em 19 cidades, com estimativa de chegar a 105 pontos futuramente. A fábrica da Renault também faz parte do acordo e poderá produzir os carros da Geely, mas nesse primeiro momento eles virão como importados.