SUV médio importado do México tem linhas atraentes da carroceria, acabamento esmerado no interior e é bom de dirigir, mas peca pela falta de praticidade e preço elevado. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
Se o Chevrolet Equinox Activ é quase unanimidade na beleza das linhas da carroceria e muito agradável de ser dirigido, a falta de praticidade no acionamento de alguns itens incomoda bastante, principalmente no contato inicial.
Os faróis são ligados na tela multimídia, dados de consumo também no multimídia, o pisca-alerta está acima do retrovisor interno, o freio de estacionamento à esquerda no painel central, os limpadores de para-brisa têm comandos na alavanca onde está o sinalizador de direção.
O ser humano acostuma-se a tudo, mas os designers, às vezes, não se dão conta de que suas criações complicam em vez de facilitar a tarefa do usuário do automóvel. Parecem propensos a reinventar a roda. A simplicidade é mais importante ainda em um carro tão bom como a geração quatro do Equinox.
Se as linhas retilíneas da carroceria conquistam de imediato, o interior também encanta. Chama a atenção o material sintético usado na forração dos bancos que, têm contato agradável com o corpo, além da beleza. O interior é muito agradável.
Desde o material do painel central e dos forros de porta até o quadro de instrumentos configurável de 11 polegadas e a tela tátil do sistema multimídia de 11,3 polegadas. A navegação é nativa.
Os bancos do Chevrolet Equinox Activ são climatizados: ventilados para dias de calor e aquecimento para o aconchego em temperatura baixa. O ar-condicionado de duas zonas tem saída para o banco traseiro e o assoalho é plano com acesso normal. Não precisa abaixar. Muito confortável.
O porta-malas bem dimensionado tem abertura e fechamento elétricos. Há compartimento sob o forro para colocar objetos menores. Porém, a falta de cobertura deixa a bagagem exposta. Nada prático e pode atiçar a cobiça do amigo do alheio.
A alavanca de marchas fica localizada à direita da coluna de direção, onde normalmente se localiza o comando do limpador de para-brisa. Assim, sobra mais espaço no console central onde está o comando dos modos de direção: normal, 4×4 e escorregadio.
O motorista se posiciona bem ao volante do Chevrolet Equinox Activ com as regulagens elétricas do banco, o do passageiro tem os mesmos comandos, incluindo a lombar. O volante está corretamente revestido com material rugoso, que evita deslize acidental das mãos, mas muitos comandos desfavorecem a ergonomia.
O retrovisor interno projeta a imagem do trânsito. Equinox está equipado com itens de direção semiautônoma: frenagem de emergência, farol alto automático, alerta de ponto cego, de fluxo cruzado traseiro, além de saída de faixa de rolamento com interferência no volante.
Os freios a disco nos dois eixos são excelentes assim como limpadores e lavadores de para-brisa. Os faróis do Chevrolet Equinox Activ com luzes de LED iluminam muito bem e o facho baixo tem bom alcance.
A suspensão está bem acertada e o rodar é muito confortável mesmo em piso irregular. A altura do flanco de 12,9 cm contribui. Nem o peso das rodas grandes provoca desconforto.
Direção merece melhor acerto. É leve em manobra, tem peso em alta, mas não é comunicativa e ponto central carece de melhor definição. Diâmetro de giro maior requer mais manobra em espaço reduzido.
A carroceria se movimenta pouco em curva e transmite segurança. O desempenho é muito bom tanto na aceleração quanto na ultrapassagem. A relação de peso/potência é de 9,49 kg/cv. Fabricante declara 9,3 segundos para atingir 100 km/h. É bom.
O câmbio de oito marchas tem trocas suaves e reduz com a diminuição de velocidade. Trocas manuais são feitas por meio de aletas no volante e alavanca na tecla L. Forma bom conjunto com motor 1.5 turbo somente a gasolina.
O consumo médio de gasolina registrado no computador de bordo: 7 km/l na cidade e de 12 km/l na estrada. Equinox está equipado com muitos itens de segurança, conforto e conveniência.
O preço sugerido do Chevrolet Equinox Activ é de R$ 279.890. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica Chevrolet Equinox Activ 1.5
- Motor
De quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1.490 cm³ de cilindrada, turbo, gasolina, de 177cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 28 kgfm a 2.000 rpm - Transmissão
Tração integral e câmbio automático de oito marchas - Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, não informado - Freios
Disco ventilado na dianteira; disco sólido na traseira - Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, não informada - Rodas/pneus
7,5×19”de liga leve /235/55R19 - Peso (kg)
1.678 - Carga útil (passageiros + bagagem)
400 quilos - Dimensões (metro)
Comprimento, 4,667; largura, 1,902; altura, 1,713; distância entre-eixos, 2,730 - Capacidades (litros)
Porta-malas, 469; tanque, 59 - Desempenho
Velocidade máxima, não informada; aceleração até 100 km/h, 9,3 segundos - Consumo (km/l)
Urbano, 9,0 ; estrada, 10,7
O post Teste: Chevrolet Equinox 1.5 Activ é um ótimo carro, mas não é prático apareceu primeiro em Autos Segredos.