A italiana Moto Morini já havia confirmado presença e quais modelos traria para o mercado brasileiro neste ano de 2025. Agora a marca dá mais um passo para colocar suas motocicletas nas ruas do país, já que iniciou a sua produção no Polo Industrial de Manaus, na última quarta-feira (07).
Ainda sem fábrica própria, a Morini iniciou suas operações nas esteiras do grupo DBS, conhecida pela montagem de veículos elétricos.
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Esse é um marco extremamente relevante para os motociclistas e o mercado de duas rodas brasileiro. Representa o renascimento da escola italiana de motos no nosso país — uma escola de vanguarda, que criou os conceitos de luxo, estilo e performance, e que, por muitos anos, não esteve completamente suportada e abastecida no nosso país”, destaca Gunther Hofstatter, diretor de Vendas e Pós-Vendas da Moto Morini Brasil. “E não poderia ser fora da Zona Franca de Manaus. É o mercado de maior relevância, é onde a estrutura fabril e industrial se coloca, onde a mão de obra se instala, e com isso conseguimos trazer cada vez mais competitividade nos nossos preços e agressividade nas nossas produções, para que a gente consiga abastecer o mercado brasileiro da forma que ele merece”.
A fábrica da Moto Morini contará com uma linha de montagem padrão CKD (Completely Knocked Down), no qual as motos são montadas localmente a partir de peças importadas.
Segundo a marca, esse modelo garante não só preços mais agressivos como também a adaptação do produto às condições do país, como clima e padrão do combustível.
Gunther também aponta que a marca tem um plano robusto para conquistar espaço no país. O crescimento se apoia em três pilares principais: expansão do portfólio, rede de concessionárias e volume de vendas.
Hoje já temos mais de 12 modelos no portfólio global e pretendemos trazer todos para o Brasil, com motos que vão de 350 a 1.200 cilindradas, nos mais diversos estilos, do touring ao adventure”, explica o diretor.
Inicialmente, o line-up da Moto Morini no Brasil contará com três modelos, que serão oficialmente apresentados no Festival Interlagos, realizado de 29 de maio a 1º de junho, em São Paulo.
Moto Morini X-Cape 650
Começando pela trail da fabricante, a Morini X-Cape 650 combina a estética italiana em um modelo bom para as estradas e que também arrisca um off-road. Destacada pelo seu conforto o modelo é indicado até para os pilotos menores, já que tem uma altura de 845 mm em relação ao banco – altura pedia para a categoria – mas tem opcional de um assento de 820 mm.
O para-brisa, ajustável com apenas uma mão, as malas de viagem com alças amplas para o passageiro da garupa e os faróis full LED completam a gama de equipamentos de série que a marca exalta.
Seu motor bicilíndrico de 549 cm³ é capaz de atingir uma potência máxima de 50 cv a 8250 rpm e torque máximo de 5,6 kgfm a 7000 rpm. Com este conjunto o modelo Morini chega a uma máxima de 170 km/h.
O painel da trilheira também é um ponto a se comentar. Digital e completo ele permite que todas as informações estejam prontas para o piloto, além de integrar um sistema Bluetooth com navegação e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. A frente da moto também equipa um carregador USB duplo.
Seiemezzo 650
A Seiemezzo 650 é uma motocicleta que combina um design jovem e esportivo com linhas mais harmoniosas e atraentes, segundo a marca. ela se destaca em sua sua pilotagem que assim como sua proposta combina tecnologia e elegância.
Nesta, o sistema de comunicação bluetooth integrado possibilita o uso simultâneo de um telefone e dois dispositivos de fone de ouvido. Os controles do guidão, com iluminação retroativa, permitem acessar todas as funcionalidades do modelo e assim como sua irmã ela tem monitoramento da pressão nos pneus.
O sistema de freios é equipado pela Brembo e oferece discos duplos de 298 mm na frente, um disco traseiro de 255 mm e o sistema ABS Bosch 9.1 MB.
Com o peso seco de 200 kg, a Morini Seiemezzo 650 também porta um bicilíndrico de 649 cm³, porém por ser menor e 13 kg mais leve ela atinge até 61 cv e 5,5 kgfm.
Morini Calibro 700
Por fim a Morini Calibro 700, uma terceira variante que adota uma pegada custom dentre as italianas. Seu destaque é, além do design, sua ergonomia.
O assento duplo, com acolchoamento ergonômico, garante viagens confortáveis e relaxantes para piloto e passageiro. A iluminação frontal full LED também é destacada pela fabricante e parabenizada por combinar com o estilo clássico.
Como é comum em modelos custom, a Morini Calibro 700 possui transmissão por correia, o que torna a manutenção bem mais espaçada e diminui o barulho no modelo.
A tecnologia da Calibro inclui um painel analógico com display digital integrado, permitindo monitorar informações essenciais, como o nível de combustível e a marcha. A entrada USB, estrategicamente localizada, facilita o carregamento de dispositivos durante as viagens, sem comprometer a pilotagem.
Com dimensões de 2220 mm de comprimento, 860 mm de largura e 1190 mm de altura, o veículo possui distância entre eixos de 1490 mm e peso seco aproximado de 200 kg. Seu motor entrega torque máximo de 6.9 kgfm a 6500 rpm e potência máxima de 69 cv a 8500 rpm.
Moto Morini nas ruas
A primeira concessionária da marca será inaugurada em junho, na cidade de Santo André (SP). A Moto Morini afirma que a previsão é alcançar de 10 a 12 lojas nas principais capitais brasileiras até 2027.
Não há nenhuma previsão de quando as motos Morini chegarão de fato às ruas brasileiras, mas as expectativas é de que nada ultrapasse os meados de 2026.