Morreu nesta terça-feira (13) José Alberto Mujica Cordano, ex-presidente do Uruguai aos 89 anos. Agricultor, militante, guerrilheiro, preso político, Pepe Mujica tornou-se uma das personalidades mais emblemáticas da política global.
VEJA TAMBÉM:
- Fusca azul: entenda como foi criada a famosa ‘brincadeira’!
- Dia nacional do Fusca: confira 10 fatos históricos sobre o Volkswagen
- Dia do Fusca: 5 peças do VW com apelidos curiosos
O uruguaio, mesmo quando foi presidente, levava uma vida despojada. E o maior símbolo de seu desapego material era seu Fusca azul, que contrastava com a opulência ostentada por políticos e chefes de estado.
O Volkswagen de Pepe Mujica foi fabricado em 1987 e tinha motor 1600 (Fuscão) de 67 cv. O carro era utilizado rotineiramente pelo ex-presidente, inclusive durante seu mandato, dispensando carros oficiais.
O estilo franciscano lhe rendeu o apelido de “presidente mais pobre do mundo”. Entre os passageiros de Mujica a bordo do Fusca Azul, estão o linguista Noam Chomsky e o presidente Lula.
O próprio Pepe conta que seu Fusca recebeu ofertas escandalosas. Um xeque árabe quis pagar US$ 1 milhão, no carrinho que tinha valor de mercado de R$ 7 mil.
A oferta foi feita durante a cúpula do G77+China. Mujica disse à época que nunca venderia seu Fusca, mas se caso o negócio fosse fechado o dinheiro seria doado doado para construção de moradias ou ações que favorecessem o povo uruguaio.
O Fusca de Mujica era brasileiro?
Uma dúvida que paira no ar é a nacionalidade do Fusca azul de Pepe Mujica. O Volks do ex-presidente tem em seu registro no ano de 1987.
No Brasil, o Fusca deixou de ser fabricado em 1986. O modelo continuou em linha no México. No entanto, as características do VW são idênticas ao carro feito no Brasil.
Isso porque o Fusca mexicano tem janelas maiores, para atender a exigências de segurança dos Estados Unidos. A versão mexicana ainda contava com luzes de sinalização no para-choque.
O Fusca brasileiro tem as setas sobre o para-lamas. Assim, tudo leva a crer que o carro do ex-presidente é brasileiro, com fabricação em 1986, mas vendido no Uruguai como linha 1987.
Seja como for, brasileiro ou mexicano, o carro de Pepe Mujica apenas ampliou o carisma do Fusca. “Na primeira vez que eu vi o Fusca, achei horrível. Mas com o passar dos anos, nos apaixonamos por eles”, confidenciou certa vez.