A gambiarra é um patrimônio imaterial brasileiro. Nossos “engenheiros” de fundo de quintal criam soluções para tudo com o mínimo custo possível. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nessa quarta (14) uma delas, esse triciclo feito com uma Honda CG dos anos 90.
O fato ocorreu na BR 232, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Os policiais viram um caminhão levando esse triciclo e pararam para chegar.
VEJA TAMBÉM:
- Triciclo elétrico Fever RAP FR110 pode ser futuro das entregas em centros urbanos
- Yamaha Niken GT: conheça a moto de 3 rodas que já existe no Brasil
- Voltz Miles é o triciclo elétrico capaz de levar 5 botijões de gás
O veículo foi apreendido por estar com a numeração de chassi raspada, sem placas e com modificações. Segundo o condutor, a moto foi transformada em triciclo para trabalhar em uma fazenda. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada e poderá responder por adulteração de sinal identificador de veículo.
Pela foto podemos ver que a moto teve a roda traseira retirada e em seu lugar entrou um eixo com duas rodas de carro. A relação original da Honda CG está ligada a uma outra relação, que atua como redução. Um único disco de freio atua nesse eixo. A moto também possui engate de reboque.
Algumas empresas vendem triciclos derivados de motos para alguns usos específicos, como entregas de botijões de gás e galões de água. Motos assim são usadas no campo também, como uma alternativo aos cavalos.
Modelos que são vendidos prontos devem seguir a legislação brasileira, ter número de chassi, placa e documentação.