A marca chinesa confirmou que sua linha de SUVs off-road terá dois integrantes de porte maior à venda no Brasil
A linha Tank é uma grande aposta da GWM para o Brasil. Essa família de SUVs luxuosos têm foco no fora de estrada e usa conceitos tradicionais para ter grande capacidade nas trilhas, como o chassi do tipo escada, eixo rígido, tração 4×4 com reduzida e bloqueio nos diferenciais. Para complementar, esses modelos podem ser eletrificados.
No Brasil ela estreou com o Tank 300, que foi lançado em abril. O Autos Segredos conheceu no Salão de Xangai seus irmãos maiores, os 400 e 700. Esses modelos estão cotados para serem vendidos no Brasil, para competir no mercado de SUVs premium.
VEJA TAMBÉM:
- GWM Tank 300 Hi4T 2026 chega ao mercado por R$ 333 mil
- Salão de Xangai 2025: veja as novidades que chegarão ao Brasil
GWM Tank 400
O GWM Tank 400 é levemente maior que o Tank 300. Ele mede 4,87 m de comprimento, 2,85 m de entre-eixos, 1,96 m de largura e 1,90 m de altura. A diferença no comprimento e no entre-eixos para o modelo já vendido no Brasil é de 10 cm, para colocar em contexto.
Mas o que realmente o diferencia do irmão é no visual. O Tank 400 possui linhas mais retas e com ângulos vivos. O estilo parece ser inspirado nos blindados modernos usados por forças militares, como o Armet Gurkha F5 que estrelou em Velozes e Furiosos 5: Operação Rio. Ele também possui o estepe montado na tampa do porta-malas, que por sua vez possui abertura lateral.
O Tank 400 resolve uma das principais críticas que o 300 recebeu no Brasil, o porta-malas. Seu volume é de 566 litros. Com o banco traseiro rebatido é formada uma plataforma plana para levar cargas.
A cabine é bastante luxuosa, tanto nos materiais empregados quanto no desenho. O painel possui uma seção horizontal com acabamento em madeira e no centro está a tela da central multimídia. A linha Tank traz também botões para os principais comandos abaixo da tela e no console, incluindo os seletores de terreno, tração e bloqueios dos diferenciais.
O quadro de instrumentos também é digital, montado de forma tradicional atrás do volante e sem seguir a tendência das telas flutuantes. O espaço na cabine é para cinco passageiros, o único Tank com três fileiras de assentos é o 500 — que ainda não foi cotado para o Brasil.
Seu conjunto mecânico é compartilhado com o Tank 300: motor 2.0 turbo a gasolina ligado a um câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4 com reduzida, eixo rígido na traseira e suspensão independente na dianteira. O sistema híbrido plug-in também é o mesmo, com motoro elétrico montado no câmbio para pode aproveitar da tração 4×4 em todos os modos de condução. A potência combinada é de 414 cv, o torque fica em 76,4 kgfm
A autonomia do Tank 400 em modo 100% elétrico é de 105 km no ciclo chinês WLTC. No ciclo brasileiro do Inmetro espere um valor mais próximo aos 75 km do modelos 300 vendido por aqui. Assim como os outros híbridos plug-in da GWM, ele pode receber recargas rápidas em corrente contínua.
Tank 700
O Tank 700 é ainda maior que o modelo 400 e possui porte similar ao dos maiores SUVs europeus, como o BMW X7. São 5,09 m de comprimento, 3 m de entre-eixos, 2,06 m de largura e 1,95 m de altura. A largura é apenas 2 cm menor que a de uma Ram 1500 e a altura é similar, só para colocar em contexto.
O desenho é bem similar ao do Tank 400, porém há menos detalhes rebuscados. Nos para-lamas, por exemplo, não há os parafusos expostos, a grade é menor, o para-choque dianteiro é mais integrado e a cobertura do estepe é total.
Por dentro o ambiente é mais luxuoso e discreto. As saídas de ventilação, ficam escondidas no painel e o seletor do câmbio é em material transparente. Ele mantém muitos botões para funções essenciais, mas são montados em disposição diferente. O forro do teto tem luzes que simulam um céu estrelado, como nos carros da Rolls-Royce.
O conjunto mecânico do Tank 700 também é híbrido plug-in, mas com um V6 3.0 biturbo a gasolina. O motor elétrico vai montado no câmbio de 9 marchas. A potência combinada é de 523 cv e o torque é de 86,6 kgfm. O pacote de baterias é o mesmo dos irmãos, com 37,1 kWh, mas a autonomia é de 100 km no ciclo chinês. Ou seja, será menor que os 75 km do Tank 400 no ciclo do Inmetro.
O Tank 700 também utiliza carroceria montada sobre chassi, mas com um diferencial quando comparado aos irmãos: a suspensão traseira é independente. Mesmo assim, ele mantém as credenciais de um fora de estrada com a tração 4×4 com reduzida, bloqueio nos diferenciais dianteiro e traseiro, curso longo na suspensão e seletor de terreno.
A GWM deverá vender o Tank 700 como um de seus topos de linha, fazendo par com o Wey 07. Cada um com sua proposta.
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nossa avaliação do Tank 300
O post Como são os GWM Tank 400 e 700 que virão para o Brasil apareceu primeiro em Autos Segredos.