Marca produzirá carros com sistema híbrido em 2026. Grupo produzirá em Pernambuco a nova geração do Peugeot 3008 que estreará a plataforma STLA Medium
A Stellantis confirma que lançará o primeiro carro Bio Hybrid produzido em Goiana (PE) em 2026. Grupo não especificou qual será o modelo, mas os candidatos são o Jeep Commander e Fiat Toro. A unidade também receberá uma nova marca, como a fábrica terá produtos construídos a partir da plataforma STLA Medium, o novo carro será a nova geração do Peugeot 3008.
Com isso, para ter escala de produção, a nova geração do Jeep Compass também será produzida no Brasil. A estreia do SUV da Jeep só ocorrerá no primeiro trimestre de 2027, na sequência virá o novo Peugeot 3008. Não faz sentido produzir somente a nova geração do SUV francês, já que o modelo de maior participação do grupo no segmento é justamente o Compass.
A nova geração do Peugeot 3008 será produzida no Brasil, mas não em sua versão elétrica, por aqui, ele terá sistema híbrido HEV convencional. Emanuele Cappellano confirmou que até 2030, a Stellantis produzirá carros HEV em Goiana (PE).
Em 2026, o primeiro híbrido será um MHEV de 48 Volts que chegará também exigirá a troca do câmbio automático de seis marchas, pelo câmbio automatizado DCT de dupla embreagem.
Como é o sistema híbrido E-DCT?
A plataforma Bio-Hybrid e-DCT de 48 Volts conta dois motores elétricos, um para substituir o alternador e o motor de partida como no sistema 12 Volts. No entanto, o segundo motor elétrico de maior proporção é acoplado ao câmbio automático E-DCT. O motor elétrico adicional gera 28 cv de potência e torque de 5,6 kgfm. O sistema trabalhará em conjunto com o motor 1.3 Turbo 270 Flex que em números atuais entrega 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
A caixa E-DCT automatizada de dupla embreagem tem sete marchas, com embreagem seca e engrenagens banhadas a óleo. Ela suporta até 35,6 kgfm de torque, podendo ser usada também no sistema PHEV da nova geração do Jeep Compass e do Peugeot 3008.
A bateria de 48 Volts com 0,9 kWh de capacidade dá suporte ao sistema, sendo alimentada também pelos dois motores. Assim como no sistema 12 Volts dos Pulse e Fastback, a bateria fica alojada sob o banco do motorista.
Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia. O motor elétrico que acoplado ao câmbio E-DCT fornece energia para impulsionar o veículo em modo totalmente elétrico ou em conjunto com o motor térmico.
O Bio-Hybrid e-DCT carrega a bateria e gera torque adicional para o sistema. Entre as tecnologias, está o Booste Assist que transforma a energia elétrica armazenada em mecânica. Este sistema também tem a função Coasting que permite que o veículo continue em movimento com câmbio desacoplado ou até mesmo com o motor desligado.
Apurações do Autos Segredos apontavam que o sistema híbrido iria estrear nas linhas 2026 dos Jeep Compass e Fiat Toro. No entanto, a marca optou por apresentar as linhas reestilizadas dos modelos neste ano e deixar como novidade para 2026 a chegada do sistema Bio Hybrid. Ou seja, deste modo, ela consegue dar mais visibilidade para os modelos.
O Jeep Renegade passará por mudança visual e também contará com o sistema MHEV de 48 Volts, mas isso só ocorrerá no fim de 2026.
Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Stellantis produzirá Jeep Avenger no Brasil em 2026:
O post Stellantis anuncia primeiro Bio Hybrid em 2026 e nova marca para Pernambuco apareceu primeiro em Autos Segredos.