Um influenciador digital de Brasília foi um dos primeiros clientes a receber o Volkswagen Tera. E assim que retirou o carro da concessionária, resolveu rebaixar o SUV.
VEJA TAMBÉM:
- Volkswagen Tera vende 12 mil unidades em menos de 1 hora
- VW Tera: briga entre comercial e financeiro
- Comparativo: onde o VW Tera supera (ou não) o Fiat Pulse e o Renault Kardian
Klebim, como é conhecido nas redes sociais, celebrou o fato de ter recebido seu carro no início do processo de entregas. “O primeiro Tera do mundo é meu!”, comemorou o cliente.
Garantia do Tera
Mas a euforia de Klebim pode durar tão pouco quanto seu para-choque no primeiro quebra-molas. Isso porque rebaixar a suspensão é passível de anulação da garantia de seu Tera.
Afinal, trata-se de uma alteração da característica original do veículo e pode comprometer demais componentes. Entre os possíveis problemas, estão danos às caixas de rodas, sobrecarga nos demais componentes do conjunto de suspensão, risco de danos ao assoalho, além de deixar transmissão e carter muito próximos do piso e vulneráveis a danos severos.
Segundo o portal CNN, além de rebaixar o Tera, com sistema a ar, o influenciador também teria trocado as rodas originais (de 17 polegadas) por um jogo de aro 20. Nas redes sociais, o influenciador digital garante que fez as modificações com autorização do Detran. A questão é se a rede autorizada também será tão complacente caso o SUV apresente defeito.
E se considerarmos o que apregoa o Inmetro, o Tera de Klebim deixou de ser um SUV. Isso porque ele precisa ter pelo menos 18 cm de altura livre sob os eixos, assim como ângulo de ataque mínimo de 23 graus e saída de 20 graus.
Com a preparação, os três requisitos se perderam. Mas como utiliza suspensão a ar, o influenciador pode elevar a suspensão e fazer de seu Tera um tratorzão como outro utilitário qualquer.
O Volkswagen Tera
O Volkswagen Tera é o SUV compacto de entrada da marca alemã. O modelo chegou para concorrer na base do segmento de utilitários, com quatro versões e preços que vão de R$ 104 mil a R$ 142.290.
Considerado pela VW como sucessor direto de Fusca e Gol, Tera será o grande carro de volume da marca. Ele pode ser equipado com motor 1.0 MPI de 84 cv ou 1.0 170 TSI de 116 cv, que pode vir com transmissão manual ou automática.