A Volkswagen confirmou o encerramento das operações de uma de suas 39 unidades fabris na China. A antiga fábrica da joint venture com a SAIC, localizada em Nanquim, deve zerar sua produção até o fim de 2025.
VEJA TAMBÉM:
- BYD é líder no varejo de carros elétricos e híbridos
- IPI Verde: carros a diesel e esportivos ficarão mais caros
- LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO: QUAL USAR? O QUE SIGNIFICA CADA COR?
A mídia alemã divulgou inicialmente a notícia do fechamento, e a própria Volkswagen confirmou a medida pouco tempo depois. No entanto, a montadora não especificou a data exata para encerrar as atividades, informando que o processo ocorrerá de forma gradual até o final de 2025.
O futuro da fábrica de Nanquim já estava sendo questionado há algum tempo. Em setembro do ano passado, surgiram rumores de que ela seria fechada ainda em 2024, em razão da queda nas vendas locais de veículos a combustão. A unidade era responsável pela produção do VW Passat e de vários modelos da Skoda.
A decisão vem após a montadora fechar um acordo com o sindicato alemão IG Metall, no ano passado, para manter algumas fábricas na Alemanha em operação. Agora, a empresa busca ajustar sua estrutura global diante das transformações do setor automotivo.
A Volkswagen destacou que já converteu algumas unidades, em parceria com a SAIC, para a produção de veículos elétricos, mas a ainda não confirmou se a planta de Nanquim passará pelo mesmo processo.