Estudantes que desejam financiar a graduação no ensino superior pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) têm até as 23h59 desta sexta-feira (18) para se inscrever na edição do segundo semestre de 2025. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal de Acesso Único do MEC — vale atenção redobrada para não cair em golpes de páginas fraudulentas. O resultado com a chamada única será divulgado no dia 29 de julho.
A quantidade total de vagas não foi informada no edital, mas já se sabe que metade delas será reservada para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico. Essas são as chamadas vagas do Fies Social, que permitem a solicitação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
+ Entenda a diferença entre o Fies e o Fies Social
Quem pode se inscrever?
Podem participar todos os candidatos que fizeram alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010, com nota média igual ou superior a 450 nas cinco provas e nota acima de zero na redação. É necessário também ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas concorrem por cotas específicas, respeitando a proporção da população de cada estado segundo o último censo do IBGE.
+ Fies: saiba qual o valor máximo do curso que você pode financiar
Continua após a publicidade
Inscrição no Fies
O primeiro passo é acessar o portal de Acesso Único e fazer login com a conta gov.br. Durante a inscrição, o candidato deve indicar até três opções de curso, turno e instituição — todas com prioridade definida. Também é necessário informar dados como o CPF e a renda bruta mensal dos membros da família.
O sistema atualiza periodicamente a nota de corte de cada grupo de preferência.
+ Quem criou o Fies? Conheça a história do programa
A classificação é feita com base na nota obtida no Enem, considerando a maior média entre as edições que o candidato participou. Em caso de empate, são considerados critérios como maior nota na redação, em Linguagens e em Matemática, nesta ordem.
Continua após a publicidade
A ordem de prioridade na seleção é a seguinte:
Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nunca usaram o Fies;
Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já quitaram financiamento anterior;
Candidatos que já concluíram o ensino superior e nunca usaram o Fies;
Candidatos que já concluíram e quitaram financiamento anterior.
Complementação e lista de espera
Quem for pré-selecionado deverá complementar a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, também pelo sistema do Fies. Depois disso, será necessário validar as informações na instituição de ensino e junto ao banco. O prazo para a apresentação da documentação vai de cinco a dez dias úteis, dependendo da etapa.
Candidatos que não forem selecionados na chamada única entram automaticamente na lista de espera, válida de 5 de agosto até 19 de setembro. Nesse período, podem ser chamados caso sobrem vagas.
Continua após a publicidade
+ Complementação do Fies: quais documentos você vai precisar
Calendário Fies 2025/2
Início das inscrições: 14 de julho;
Fim das inscrições: 18 de julho;
Resultado da chamada única: 29 de julho;
Continua após a publicidade
Complementação da inscrição: 30 de julho a 1º de agosto;
Lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro.
Newsletter
Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade