Após trocar modelos como Fiesta e Focus por SUVs e carros elétricos, a Ford anunciou seu retorno ao segmento de compactos na Europa. A mudança estratégica é relacionada a pressão dos concessionários, perda de participação de mercado e baixa dos resultados dos SUVs elétricos.
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Nos últimos anos, a marca reduziu drasticamente sua linha europeia. Em 2022, encerrou a produção dos modelos Mondeo, C-Max, S-Max e Galaxy, e em 2023 foi a vez do Fiesta, após décadas de sucesso. O Focus, ainda em linha, terá sua produção encerrada no segundo semestre de 2025.
Atualmente, a oferta da Ford na Europa é limitada ao Puma (versões híbrida e elétrica), Kuga, o Focus em fim de vida útil, e os SUVs elétricos Mustang Mach-E, Explorer e Capri. No entanto, os números de vendas mostram que apenas os modelos tradicionais têm boa aceitação.
O desempenho fraco dos SUVs elétricos, que utilizam a plataforma MEB da Volkswagen, somado aos preços elevados de modelos importados como o Bronco e o Mustang, colocaram a operação europeia em um estado frágil. A marca enfrenta queda nas vendas, insatisfação dos revendedores e anunciou a reestruturação de seu centro em Colônia, com 2.900 desligamentos voluntários.
A situação levou ao CEO Jim Farley anunciar em videoconferência o lançamento de novos modelos desenvolvidos especialmente para o mercado europeu.
A novidade foi trazida junto de Christoph Herr, diretor para Alemanha, Áustria e Suíça. Segundo Farley, o objetivo é “preencher a lacuna deixada pelo Fiesta e pelo Focus”.