Parceria com a GreenMob Capital e a Volvo colocará em operação ônibus de até 28 metros e zero emissões no BRT Leste-Oeste
Goiânia (GO) vai entrar para a história da mobilidade urbana mundial. A capital goiana será a primeira cidade do planeta a contar com operação regular de uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. O projeto é fruto de uma parceria entre a GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP especializado em mobilidade urbana, e a Volvo, responsável pela fabricação dos veículos.
VEJA TAMBÉM:
Ao todo, serão 21 ônibus do modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e cinco biarticulados. Eles irão operar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) de Goiânia. Os chassis foram produzidos no complexo industrial da Volvo, em Curitiba (PR), que abastece o mercado global da marca. Os biarticulados terão capacidade para até 250 passageiros e os articulados para 180, ambos com zero emissões de CO₂ e ruído reduzido.
Segundo André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, a iniciativa coloca Goiânia na vanguarda da descarbonização do transporte público. “Goiânia dá um passo importante ao escolher ônibus elétricos de alta tecnologia e grande segurança”, destacou. Já Gustavo Bacellar de Faria, CEO da GreenMob Capital, afirmou que a chegada dos veículos representa “o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança”.
O negócio foi intermediado pela Suécia Veículos, representante da Volvo no Centro-Oeste e Sudeste, com apoio da Volvo Financial Services, responsável pela estrutura de crédito para a aquisição dos chassis.
De acordo com Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, os veículos serão entregues ainda em 2025. Com 28 metros de comprimento, os biarticulados serão os maiores veículos elétricos do mundo em operação diária.
Eles irão rodar no BRT Leste-Oeste, que substitui o antigo Eixo Anhanguera, implantado nos anos 1970, e também no BRT Norte-Sul, cuja primeira fase foi inaugurada em 2024. Juntos, os dois eixos terão 268 linhas integradas e atenderão cidades como Trindade, Goianira e Senador Canedo. O sistema já transporta cerca de 12 milhões de passageiros por mês, com expectativa de chegar a 17 milhões após a conclusão das obras.
As estações contam com acessibilidade, rampas de acesso e embarque em nível. Todos os ônibus terão portas em ambos os lados e ar-condicionado. A tarifa é única e integrada em toda a rede de transporte metropolitano.
Foto principal | Volvo/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com a Fiat Toro Ranch 2026:
O post Volvo BZRT faz parte da primeira frota de biarticulado elétrico do mun apareceu primeiro em Autos Segredos.