Picape chinesa será vendida inicialmente com unidades importadas, no último trimestre fabricante irá comercializar as unidades montadas no Brasil
Por Eduardo Passos
De São Francisco de Paula (RS)
A GWM inicia a pré-venda da Poer P30, nova picape média 4×4 da marca para o Brasil, em duas versões: Trail e Exclusive. Ambas estreiam em valores promocionais: R$ 220.000 (Trail) e R$ 240.000 (Exclusive). Esse valor vale até o fim da pré-venda, em 20 de setembro. Daí em diante, a GWM Poer P30 Trail custará R$ 220.000 e a GWM Poer P30 Exclusive custará R$ 260.000.
VEJA TAMBÉM:
Todas as Poer P30 trazem motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 49,0 kgfm, com câmbio automático de nove marchas (trocáveis via paddle shift). Há tração 4×4 com reduzida. A picape média vai de 0 a 100 km/h em 11,2 s e seu motor rende de 9,5 km/l (urbano) e 10,6 km/l (estrada).
Posicionamento e versões
A Poer P30 chega para disputar com Hilux, Ranger, S10 e Triton em pintura em preto, prata ou branco. Entre as diferenças das duas configurações, a P30 Trail adota pneus todo-terreno de aro 18 e quatro airbags; a Exclusive usa pneus HT de aro R19, além de agregar dois airbags de cortina, assistentes de condução e bancos dianteiros com aquecimento e ventilação.
Além das rodas de aro 19, a Poer P30 se destaca frente à concorrência pelas dimensões: são 5,41 m de comprimento, 3,23 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,89 m de altura.
A caçamba mede tem espaço para 1.248 litros. A carga útil varia entre 1.010 kg (Exclusive) e 1.018 kg (Trail). A capacidade de reboque é de 3.100 kg com freio (750 kg sem freio) e a profundidade de imersão é de 500 mm. O ângulo de ataque é de 27° e o vão livre é de 22,7 cm.
Há duas telas referentes ao quadro de instrumentos digital de 10,25” e a central multimídia de 14,6”, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução, duas portas USB dianteiras (Tipo-A e Tipo-C) e duas traseiras (Tipo-A).
Também há comandos de voz em português, câmera 360° com “chassi transparente”, freio a disco nas quatro rodas e o paddle shift como itens de série.
No caso da P30 Exclusive, o pacote de assistências de condução nível 2+ inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção e centralização de faixa, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres/ciclistas, monitor de fadiga, câmera 360°, detector de ponto cego, tráfego cruzado dianteiro e traseiro, entre outros.
Pós-venda
Além do pacote de conectividade via app My GWM, oferece serviços de assistência remota, assistência 24h, carro-cortesia e TAG GWM com a 1ª anuidade gratuita. Há ainda programa de recompra com valor de até 80% da Tabela Fipe, e revisões a cada 12 mil km ou 1 ano; o carro-cortesia pode ser disponibilizado por até 5 dias. No comparativo de pós-venda apresentado pela montadora, a assistência 24h da Poer é válida por 2 anos.
A Poer P30 conta com garantia de fábrica de até 10 anos para os seguintes itens:
- Motor
- Sistema de Arrefecimento
- Sistema de Combustível
- Transmissão
- Eixo Cardã
- Componentes Eletrônicos
- Sistema de Freios
- Ar-condicionado
- Caixa de direção
Produção no Brasil
A Poer P30 integra o plano industrial da GWM em Iracemápolis (SP). As primeiras unidades serão importadas da China. A partir do último trimestre de 2025, entretanto, começaram a ser vendidas unidades nacionais.
Os veículos chegam apenas com as chapas estampadas da Ásia. Processos de solda, pintura e montagem ocorrem na planta do interior paulista, com capacidade de 50 mil carros/ano e produção local também de Haval H6 (HEV/PHEV) e Haval H9.
O post GWM Poer P30 estreia com motor 2.4 turbodiesel, 9 marchas e pacote ADAS; versão topo custa R$ 240 mil apareceu primeiro em Autos Segredos.