SUV terá versões híbridas, híbridas plug-in e, possivelmente, uma variante elétrica (BEV), nova geração estreará plataforma STLA Médium no Brasil
A nova geração do Jeep Compass fará sua estreia no Brasil em 2028. A produção terá início em janeiro (Start of Production), e o lançamento ocorrerá no primeiro trimestre do ano. Até então, o SUV era identificado pelo projeto J4U, mas o Autos Segredos apurou que essa denominação já não é mais utilizada.
O Compass será o primeiro de seis novos modelos que a Stellantis lançará no País até 2030. Entre eles estão as novas gerações de Renegade, Commander, Ram Rampage, Fiat Toro e Peugeot 3008.
Apesar de ter chegado à Europa depois do Peugeot 3008, no Brasil será o Compass que marcará a estreia da plataforma STLA Medium a partir de 2028.
Compass será multienergia
Assim como na Europa, a nova geração do Compass usará a plataforma STLA Medium, que permite aplicações multienergia. Dessa forma, o SUV terá versões híbridas leves (48V), híbridas plug-in e totalmente elétricas.
Independentemente do sistema híbrido, o motor a combustão interna será sempre o 1.3 Turbo Flex 270.
A principal diferença em relação ao modelo europeu está na versão híbrida leve. Lá fora, o conjunto utiliza câmbio e-DCT de seis marchas. No Brasil, a Stellantis optou por manter a caixa automática Aisin de seis marchas com conversor de torque. Como antecipamos em 12 de setembro, essa tecnologia será lançada em 2027 nos Jeep Commander e Renegade, além da Fiat Toro.
Nas versões intermediárias, o Compass terá o sistema Bio Hybrid Plug-in, que combina motores elétricos com um a combustão. Essa configuração permite condução 100% elétrica, 100% térmica ou híbrida. Nela, os motores elétricos reduzem o uso do propulsor a combustão, aumentando a eficiência energética e reduzindo as emissões.
Nesse caso, a transmissão será a e-DCT, automatizada de dupla embreagem e sete marchas, com embreagem seca e engrenagens banhadas a óleo, capaz de suportar até 35,6 kgfm de torque.
A bateria de alta tensão pode ser recarregada tanto pelo sistema de regeneração quanto por fonte externa. Na configuração Bio Hybrid Plug-in, a tração será integral, já que um motor elétrico é instalado diretamente no eixo traseiro.
O sistema gerencia a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, priorizando eficiência e economia.
Por fim, o novo Compass também terá uma versão elétrica (BEV). No entanto, sua estreia deverá ocorrer apenas em um ciclo posterior de investimentos, a partir de 2030.
Compass elétrico
A plataforma STLA Medium, equipada com arquitetura elétrica de 400 volts, foi desenvolvida para garantir alta eficiência energética, recarga rápida e integração com um ecossistema de serviços em constante evolução. Dependendo da aplicação, o consumo pode ficar abaixo de 14 kWh/100 km, colocando o modelo como referência em sua categoria.
A bateria pode ser recarregada de 20% a 80% em apenas 27 minutos, atingindo uma taxa de 2,4 kWh por minuto.
Os veículos que utilizarão a STLA Medium serão oferecidos globalmente e poderão contar com tração dianteira ou integral — esta última obtida pela adição de um segundo motor elétrico no eixo traseiro. As potências devem variar entre 160 kW e 285 kW.
Como é a nova geração do Jeep Compass?
Na dianteira, o Compass mantém a tradicional grade de sete fendas, agora iluminada. Os faróis continuam afilados, mas ganharam mais altura, enquanto a grade inferior adota acabamento filetado.
De perfil, o SUV preserva as caixas de rodas mais quadradas, alinhadas ao estilo de modelos da gama americana, como Wagoneer e Grand Cherokee. A coluna “C” será bem destacada e deve receber vidro espia.
Na traseira, a novidade fica por conta das lanternas horizontais interligadas por uma barra de LED na tampa do porta-malas.
O novo Jeep Compass terá 4,55 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,67 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Os modelos baseados na plataforma STLA Medium terão ainda vão livre em relação ao solo superior a 22 centímetros.
Foto principal | Jeep/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com o Citroën Aircross XTR 2026:
.
O post Nova geração do Compass chega em 2028 como 1º de 6 carros que a Stellantis lançará nesta década apareceu primeiro em Autos Segredos.