A resposta para a primeira dúvida é simples: “copázio” é um aumentativo, não um diminutivo. Da mesma forma que “vozeirão” é aumentativo de “voz” e “gatão” é de “gato”. Mas aumentativo de quê? Prepare-se para uma grande descoberta.
“Copázio” nada mais é do que um copo grande! É isso mesmo, nada de copão. O aumentativo de copo é copázio – ou então copaço e coparrão, outras formas aceitas.
Todas estas variantes encontram registros em dicionários.
Exemplos com copázio
Pedi um pouco de coca-cola e ela me retornou com um copázio.
Um copázio de milkshake e eu já estaria feliz.
Você já ouviu falar na palavra “copázio”? É incomum, mas existe!
A formação dos aumentativos
Lá na escola, aprendemos que basta jogar um “ão” no final da palavra para formar o aumentativo. Mas não é bem assim, como é o caso da palavra “copo”. Existem vários sufixos que cumprem essa função também, como “-aço”, “-ázio”, “-arra”, “-alha” e “-ona”. Veja esta listinha de exemplos:
Continua após a publicidade
rico → ricaço
prato → pratázio
navio → naviarra
forno → fornalha
tela → telona
A escolha do sufixo pode depender de fatores como o registro da linguagem, o tom da conversa e a região onde a pessoa está. Além disso, a conotação do aumentativo pode também variar, sendo mais intensificada, exagerada ou até humorística.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade