Unidade do interior paulista adota práticas sustentáveis e deixa de enviar 270 toneladas de resíduos por ano a aterros sanitários
A matriz do Grupo Lapônia, localizada em Itu (SP), tornou-se a primeira concessionária Volvo da América Latina a obter a certificação Aterro Zero, reconhecimento que atesta o gerenciamento sustentável de resíduos. A unidade destina 100% do material gerado em suas operações de forma ambientalmente correta, sem envio para aterros sanitários.
“Esse reconhecimento é mais um importante avanço na jornada de sustentabilidade da Lapônia. Além disso, mostra que estamos em linha com as diretrizes da Volvo. É extremamente gratificante chegarmos a esse patamar”, afirma Douglas Nakano, diretor-geral do Grupo Lapônia.
Para alcançar o selo, a concessionária precisou comprovar um sistema de gestão eficiente, com indicadores, processos e auditorias que garantem a redução, reutilização, reciclagem e coprocessamento dos resíduos. O resultado é expressivo: cerca de 270 toneladas de materiais deixam de ser enviadas anualmente para aterros, o que reduz impactos ambientais e custos operacionais.
Segundo Márcio Pilla Guimarães, coordenador de Sustentabilidade da Lapônia, o sucesso é fruto de planejamento e engajamento coletivo. “Elaboramos um manual Aterro Zero, baseado no gerenciamento de resíduos integrado aos nossos bancos de dados, e criamos disciplina nas equipes para seguir as boas práticas. É um processo que demanda engajamento de todos os colaboradores”, explica.
Unidade modelo e expansão sustentável
A Lapônia Itu é considerada uma “casa modelo” dentro do grupo, servindo de referência para replicar boas práticas nas demais concessionárias. Além do selo Aterro Zero, a unidade conta com uso de energia renovável, certificações ISO 9001 e ISO 14001, além do selo VPS (Volvo Performance System) nível bronze — que atesta a aplicação de conceitos de manufatura enxuta (lean manufacturing) inspirados na própria Volvo.
A estratégia de sustentabilidade se estende às demais unidades. A concessionária de Ourinhos (SP), inaugurada em 2024, foi a primeira do país a receber o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que certifica construções sustentáveis. O projeto inclui captação de energia solar, reaproveitamento de água da chuva e uso de materiais que reduzem o consumo energético.
“A Volvo está totalmente comprometida com a sustentabilidade. Conceito que se estende às nossas concessionárias. Por isso, a conquista de Itu traz um grande orgulho para nós e inspira toda a Rede Volvo”, destaca Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.
Atualmente, o Grupo Lapônia possui unidades em Araraquara, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Regente Feijó e São Manuel, além das já citadas Itu e Ourinhos. No Brasil, a rede Volvo conta com 108 concessionárias.
Sustentabilidade de fábrica
A Volvo também aplica o conceito Aterro Zero em suas operações industriais. A fábrica de Curitiba (PR), responsável pela produção de caminhões e chassis de ônibus para a América Latina, mantém o status Aterro Zero desde 2008, sendo uma das pioneiras do grupo no mundo. Desde então, mais de 50 mil toneladas de resíduos deixaram de ser encaminhadas a aterros sanitários.
A visão global de sustentabilidade da marca sueca abrange pessoas, clima e recursos, em busca de soluções mais seguras, produtivas e livres de CO₂ de origem fóssil — uma jornada que agora também é compartilhada com sua rede de concessionárias.
Foto principal | Volvo/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira os carros clássicos da Alfa, Fiat e Lancia expostos em Mirafiori:
O post Concessionária Volvo Lapônia Itu é a 1ª da marca na América Latina a ganhar selo Aterro Zero apareceu primeiro em Autos Segredos.