Adquira

Produtos e Serviços

Parceiros

Empresas parceiras

Categorias

selecione produtos

Economia

Indicadores Econômicos

Login

Acesse ou crie sua conta

Mais previsões: Weather Sao Paulo 30 days

Os 5 temas de redação mais difíceis já cobrados no Enem

os-5-temas-de-redacao-mais-dificeis-ja-cobrados-no-enem

Os 5 temas de redação mais difíceis já cobrados no Enem

Economia doméstica, registro civil e formação educacional de surdos foram alguns dos temas de redação mais difíceis já cobrados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em geral, as propostas tendem a ser mais complexas se estão distantes da realidade dos candidatos.

O tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” foi um dos mais difíceis, segundo os professores de redação Candice Almeida, do Colégio Positivo, em Curitiba, e Rafael Cunha, da Descomplica. Como o tema diz, as pessoas com deficiência sofrem invisibilização na sociedade, o que faz com que seja mais desafiador ter repertório para a argumentação.

Confira os cinco temas mais difíceis dos últimos anos:

1. “Desafios para enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” (2023)
A proposta envolvia questões de gênero e economia doméstica, o que, para boa parte dos participantes, principalmente os mais jovens, era uma novidade.

“A maioria deles está numa idade de ser cuidada, e não de entender o trabalho de cuidado. Eles nunca cuidaram, então exigir uma maturidade para falar de desigualdade de gênero e compreender que aquilo que a mãe, a avó, a irmã ou uma funcionária faz acaba sendo tão desvalorizado. É complexo”, disse a professora. 

Cunha acrescentou que havia muitos elementos no mesmo tema – invisibilidade, trabalho de cuidado e um recorte de gênero –, o que torna a abordagem mais complexa.

Continua após a publicidade

+ A estudante que tirou mil na redação do Enem depois de fazer o exame 7 vezes

2. “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” (2021)
Em 2021, a proposta da redação pegou muitos candidatos de surpresa. Afinal, boa parte deles têm entre 17 e 18 anos, e não ter uma certidão de nascimento está distante da realidade de muitos. “Eles acabaram tendo dificuldade para entender o tema. Afinal, a gente escreve bem sobre algo quando tem conhecimento sobre aquilo. A falta de contato e a distância com esse universo dificultaram a compreensão”, afirmou Almeida.

Ela ainda acrescentou que os participantes precisavam perceber que a falta do registro civil afeta direitos como acesso à escola, SUS e Bolsa Família.

Newsletter

Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

3. “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” (2019)
A professora também destacou o tema de 2019, que, segundo ela, não tinha um foco muito claro para a tese. “Quais são os desafios? Por que isso é um debate? Essa problematização não aparecia de forma evidente”.

Nessa proposta, o candidato precisava entender o que era “democratização”, e o cinema acaba sendo distante da realidade de muitos da população brasileira. “O debate cultural, num país que ainda enfrenta tanta dificuldade para formar leitores, acaba sendo bastante complexo”.

+ Lei de Cota de Tela: o que é e o que muda para o cinema nacional

4. Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018)
Cunha comentou que o tema de 2018 foi difícil porque, em geral, o Enem traz propostas socialmente relevantes com um recorte por grupos ou círculos da sociedade que são minorizados. “Aqui, foge à uma tendência do Enem porque faz um recorte não por grupos minorizados, mas por um comportamento”, disse o professor.

Continua após a publicidade

5. “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” (2017)
Outro tema desafiador foi o de 2017, que abordava a educação para pessoas surdas. De acordo com Almeida, vivemos um cenário de invisibilidade das pessoas com deficiência, “imagine, então, um recorte dentro da própria deficiência”. 

Ela explicou que muitos candidatos nunca tinham tido contato com as discussões sobre a comunidade surda ou sobre Libras. Com isso, as redações acabaram ficando superficiais, tratando da deficiência de forma geral.

Vale lembrar que o Enem costuma cobrar assuntos de relevância nacional e exigir uma postura crítica em relação aos problemas sociais. Por isso, é importante que os candidatos estejam atentos aos desafios enfrentados pela população brasileira. Veja seis possíveis temas de redação para 2025.

View this post on Instagram

A post shared by Guia do Estudante (@guiadoestudante)

Continua após a publicidade

Cronograma Enem 2025

Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025
Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025
Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junho
Divulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junho
Prazo para recurso: 23 a 27 de junho
Resultado do recurso: 4 de julho
Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

WhatsAPP
Telegram

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com

professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre o profissional certo para você

Os melhores profissionais das mais diversas áreas a para poder atender a qualquer demanda que você precisar, seja você um profissional ou alguem que precisa de um serviço específico, VEM PRA WEB

Leia Sobre
Ultimas Notícias