Criado por Chris Bangle e com interior assinado pela Pininfarina, o Fiat Coupé marcou época com seu estilo ousado e agora alcança a “maioridade histórica” com direito à placa preta.
Existem carros que nascem à frente do seu tempo. Lançado em 1993 na Europa e trazido ao Brasil em 1995, o Fiat Coupé é um desses casos. Com desenho ousado e soluções técnicas criativas, o modelo italiano rapidamente conquistou o público entusiasta e se tornou um dos esportivos mais marcantes dos anos 1990.
Com linhas agressivas e proporções únicas, o Coupé destacava-se pelo capô que avançava sobre os para-lamas, maçanetas embutidas nas colunas centrais e lanternas traseiras circulares duplas. Os faróis dianteiros, protegidos por lentes em formato de bolha, substituíam os tradicionais faróis escamoteáveis da época — um toque de genialidade funcional que se tornaria sua marca registrada.
O interior, assinado pela Pininfarina, exibia uma faixa pintada na cor da carroceria atravessando o painel, reforçando o caráter exclusivo e esportivo do carro. Poucos sabem, porém, que o exterior não foi desenhado pela casa italiana, mas sim dentro do Centro Stile Fiat, sob o comando de Chris Bangle, que mais tarde deixaria sua marca no design da BMW.
“O desenho do Chris Bangle foi escolhido porque era o mais ousado de todos os desenhos que nasceram naquele momento”, recorda Peter Fassbender, hoje vice-presidente de Design da Stellantis para a América do Sul. “Ele gostava de transformar detalhes em oportunidades”, completa.
Outra curiosidade está na tampa de combustível, inspirada em motocicletas. “Fomos juntos até uma oficina de motos para buscar referências. Ele pegou ideias de lá e criou a charmosa tampa do Coupé. Na época, ele era meu chefe”, lembra Fassbender.
Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé chegou ao Brasil com motor 2.0 16V aspirado de 137 cv e 18,4 kgfm de torque, o mesmo do Tipo Sedicivalvole. O modelo contava com freios a disco nas quatro rodas e suspensão ajustada para uma condução esportiva. Entre 1995 e 1997, 1.124 unidades foram importadas ao país.
“O Fiat Coupé tinha um design tão à frente de seu tempo que até hoje é lembrado. Em uma década dominada por linhas suaves, ele surgiu com formas angulares e personalidade própria”, destaca Fassbender.
O Coupé representa um dos capítulos mais emblemáticos da história de inovação da Fiat, ao lado de modelos como o 147, o Uno, o Tempra, e mais recentemente, Toro, Fastback e Pulse. Agora, três décadas depois, o esportivo atinge a idade que lhe permite integrar o seleto grupo de carros com placa preta, mantendo a mesma jovialidade e estilo contemporâneo que o tornaram um verdadeiro ícone automotivo.
Foto principal | Fiat/Divulgação
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