A Kia PV5 acaba de entrar para o Guinness World Records ao alcançar a maior distância percorrida por uma van elétrica leve, com carga máxima, sem para recarregar.
O utilitário percorreu 694 km, utilizando apenas sua bateria de 71 kWh. A tentativa partiu em Frankfurt (Alemanha), sob a supervisão de fiscais e de uma juíza do Guinness World Records. Antes da saída, foram realizadas inspeções rigorosas, pesagem da van carregada e o lacre do compartimento de carga e da porta de carregamento. Toda a ação foi registrada em vídeo.
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A viagem
O recorde consistia em dirigir o veículo de 100% a 0% de bateria, com o peso total autorizado ocupado, sem paradas significativas. A proposta do feito buscou não apenas demonstrar eficiência energética, mas também reforçar o propósito das vans elétricas: serem úteis, práticas e capazes de cumprir seu papel mesmo em condições exigentes de trabalho.
O jornalista encarregado da missão havia conduzido a PV5 apenas uma vez antes da prova e sequer conseguiu fazer um reconhecimento completo da rota devido a contratempos de viagem.
Apesar disso, partiu quase ao meio-dia de Frankfurt enfrentando trânsito moderado, trechos urbanos e estradas com variações de altitude — fatores que afetaram o consumo de energia e exigiram direção precisa e econômica.
Nada disso foi por acaso: a ideia era replicar cenários do mundo real, com trechos urbanos e rodoviários, paradas obrigatórias em cruzamentos e ganho de altitude de 370 metros.
O jornalista precisou equilibrar cuidadosamente aceleração, frenagem e velocidade constante, sem utilizar ar-condicionado ou sistemas de entretenimento.
Com o avanço das horas e o aumento do tráfego, motoristas locais demonstraram impaciência com o ritmo reduzido do PV5. Para minimizar conflitos, a equipe providenciou adesivos explicando a tentativa de recorde e incentivando ultrapassagens com segurança.
No fim, a jornada foi dividida em dois dias de viagem, que endossaram as pretensões comerciais da van. Segundo técnicos da Kia, adicionar 100 kg de carga útil reduz a autonomia da PV5 em apenas 1,5%.
