O presidente da Ford, Jim Farley, anunciou que a fábrica argentina da marca irá produzir a Ranger híbrida plug-in (PHEV) a partir de 2027. Ela será fruto de um investimento adicional de US$ 170 milhões (cerca de R$ 910,89 em conversão direta) que somado aos anteriores totalizam em US$ 870 milhões (R$ 4,6 bilhões) na unidade.
A unidade de General Pacheco, na Argentina, será a segunda no mundo a produzir a versão eletrificada da Ford Ranger. Até o presente momento ela é produzida apenas na África do Sul.
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No anúncio oficial é dito apenas que a Ranger PHEV faz parte do compromisso da Ford com a região. O Brasil não foi citado diretamente, mas o país já é o maior mercado para a Ranger produzida na Argentina.
Os últimos investimentos na fábrica da Argentina foram para produzir a versão de cabine simples e também os motores 2.0 e 3.0 turbodiesel. A picape é o único produto que a Ford faz na América do Sul atualmente.
A Ford Ranger PHEV tem formula diferente das chinesas
Quando falamos de veículos híbridos plug-in no Brasil já vem a mente os modelos chineses, com baterias enormes e foco na tração elétrica. A Ford foi mais conservadora nisso e seguiu um caminho similar ao de carros europeus, como o Porsche Cayenne E-Hybrid e o BMW X5.
Ela segue com um motor a combustão na dianteira, um câmbio automático e a tração chega às quatro rodas através de uma caixa de transferência com possibilidade de reduzida. O conjunto híbrido utiliza uma bateria de 11,7 kWh e o motor elétrico vai montado dentro da caixa de marchas, usando o sistema de transmissão para mandar a força para as rodas.
O motor a combustão na Ranger PHEV é o 2.3 EcoBoost a gasolina e o câmbio é o automático de 10 marchas. A potência combinada dela é de 279 cv e o torque fica em 70,3 kgfm, maior que o .
Só o motor elétrico fornece 102 cv, mas a Ford não divulga a potência do 2.3 sozinho. A autonomia em modo elétrico fica em 45 km no ciclo europeu WLTP.
Esse esquema híbrido plug-in foi feito pensando no uso em trabalho pesado. A Ranger PHEV possui capacidade de 1 tonelada e pode rebocar até 3,5 toneladas.
A bateria de tração também pode energizar ferramentas com até 6,9 kW de potência através de uma tomada na caçamba. A tampa do compartimento possui locais para prender ferramentas.
Essas especificações são do modelo produzido na África do Sul, a Ford não confirmou se a versão Argentina será similar.
