Entre as maiores inquietações de quem cogita comprar um carro elétrico, está a preocupação com a degradação das baterias e sua resistência em caso de acidentes ou condições extremas. Por isso, uma marca chinesa que acabou de chegar ao Brasil decidiu provar que com o seu novo Geely EX5 isso não deve ser motivo de dúvida.
Acontece que ela levou o desafio a sério, até demais, e sujeitou a bateria do veículo a um ataque de tanque de guerra, mais especificamente, um atropelamento. Em uma demonstração da tecnologia de segurança dessas peças, o item concluiu um teste de compressão extrema, no qual sua Aegis Gold Brick suportou o peso esmagador de um tanque médio ZTZ-59D de 36 toneladas.
VEJA TAMBÉM:
- Bateria de carro elétrico vicia? Cada vez mais, parece que não
- No Brasil, Renault aposta em carros da dona da Volvo
- Geely EX5 ganha nota máxima em crash test europeu
O teste simulou um cenário em que a bateria de um veículo sofre impacto externo e compressão extrema. O tanque passou repetidamente por cima da bateria com suas esteiras, esmagando células individuais e um grupo de dez células.
Apesar dessa pressão extrema, a bateria manteve sua integridade estrutural sem abaulamento, vazamento, incêndio ou explosão. Uma inspeção profissional confirmou que a bateria suportou forças de compressão que excederam os novos requisitos da norma nacional.
A pressão aplicada durante o teste foi aproximadamente 1,8 vez maior do que a exigida pelos novos padrões nacionais de segurança de baterias da China. A parte do EX5 foi aprovada sem sinais de incêndio, explosão ou fuga térmica observados na peça ou em células individuais.
O modelo teve que passar por esse teste, pois na China uma legislação que exige novos requisitos de segurança para baterias de veículos elétricos entrará em vigor a partir de julho de 2026. Além da prova de compressão, a bateria Aegis Gold Brick foi exposta a 36 cenários extremos, com 23 testes excedendo os requisitos nacionais.
Essa bateria super resistente equipa o Geely EX5 que em breve chega ao Brasil
Em abril, a Geely revelou seu primeiro carro em parceria com a Renault que virá para o mercado brasileiro. Trata-se do EX5 100% elétrico.
O modelo é um SUV médio com 4,61 metros de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, largura de 1,90 e altura de 1,67 m. O interior aposta em materiais premium e destaca uma tela multimídia de 15,4 polegadas.
Ainda não foram reveladas muitas informações, mas o motor elétrico tem motor de 218 cv e 32,6 kgfm de torque. A bateria será de 60 kWh. Autonomia e tempo de recarga não foram divulgados.
A cabine do EX5 possui aspecto moderno e segue a tendência minimalista dos carros chineses. Ele possui mais de 200 comandos de voz para usar as funções do veículo sem se distrair.
O lançamento oficial do Geely EX5 será em julho, com pré-venda iniciada anteriormente, mas sem data ainda divulgada. Serão 105 concessionárias próprias, mas, inicialmente, serão 23 pontos em 19 cidades.