No mundo inteiro aquele entusiasmo pelo carro elétrico puro está murchando. Inclusive, hoje, quando se comenta as milhões de unidades de veículos elétricos vendidos pelo mundo, preste atenção porque não são todos movidos puramente à bateria.
VEJA TAMBÉM:
- Os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2025
- Por que a venda de carros eletrificados está crescendo?
- Solução para autonomia do veículo elétrico está pronta há um século
Na realidade, muitos dos automóveis incluídos nessa conta são eletrificados com um motor a combustão e outro elétrico. A maioria deles são os híbridos puros ou os híbridos plug-in e no Brasil isso não é diferente.
O que vende muito em terras brasileiras não é o carro elétrico puro, mas sim o híbrido plug-in que se carrega na tomada ou o híbrido puro que é abastecido com combustível e as baterias são recarregadas ao frear ou com o próprio motor a combustão.
E, na semana passada, avaliando esse cenário, duas grandes fábricas anunciaram uma marcha ré nos elétricos. A primeira é a Honda, que vai lançar 13 híbridos até 2030 e a segunda é a Porsche, que ao contrário do que tinha anunciado, vai voltar a investir nos motores a combustão.