Apesar do aumento de carros elétricos no mundo todo, uma nova pesquisa americana indica que o interesse do consumidor nos Estados Unidos está em declínio. A edição de 2025 da pesquisa realizada pela AAA (Associação Automobilística Americana) mostra um cenário de estagnação, e até de retrocesso, na intenção de compra por parte dos motoristas norte-americanos.
Segundo os dados, apenas 16% dos entrevistados afirmaram que provavelmente ou muito provavelmente comprariam um veículo elétrico, o menor índice registrado desde 2019. Em contraste, 63% disseram que dificilmente ou muito dificilmente optariam por um elétrico. Essa é uma mudança significativa em comparação a 2022, quando 25% manifestaram interesse e 51% rejeitaram a ideia
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Entre os principais motivos para a rejeição, dois fatores se destacam:
- Custo elevado na substituição ou reparo de baterias (62%);
- Preço de compra (59%);
- Preocupações com a praticidade, especialmente em viagens de longa distância(57%);
- Falta de estações de carregamento públicas convenientes (56%);
- Medo de ficar sem bateria enquanto dirige (55%).
Para os que ainda consideram um elétrico no futuro, os argumentos mais convincentes à favor desse tipo de veículo são:
- Economia de combustível;
- Benefícios ambientais;
- Custos de manutenção geralmente mais baixos do que os de veículos movidos a combustão.
Apesar dos avanços da indústria automotiva, com investimentos contínuos na eletrificação e no desenvolvimento de uma ampla gama de modelos elétricos, a percepção pública continua incerta. Muitos ainda veem os veículos híbridos como uma alternativa mais segura e viável no curto prazo.
Esse acontecimento é devido à direção do cenário político atual, com o governo Trump continuando seus esforços para reduzir os subsídios relacionados a veículos elétricos. O interesse por veículos elétricos por seus recursos tecnológicos avançados também está em declínio.
Embora o mercado esteja pronto, o consumidor ainda não está totalmente convencido de que o futuro será exclusivamente elétrico.