A eletrificação sempre foi vista com ressalvas no Brasil, mas parece que a maré está mudando: um estudo da consultoria PwC constatou que os brasileiros estão mais interessados pelos carros elétricos do que se imaginava.
A pesquisa indicou que 75% dos brasileiros têm planos de comprar um veículo elétrico até 2030. Quem já tem um carro elétrico está mais satisfeito do que nunca: o estudo constatou que praticamente 100% dos donos de EVs estão felizes com veículo, principalmente pelo custo mais baixo e direção mais prática.
VEJA TAMBÉM:
- Brasil é 3º país mais caro do mundo para ter um carro
- Kia oferece perfume de gasolina para motoristas de carros elétricos
- Elétricos da Chevrolet chegam de caminhão híbrido para a COP30 em Belém
Segundo projeção da Strategy& — a consultoria estratégica da PwC Brasil — o país deve atingir 35 milhões de veículos eletrificados até 2040. O estudo aponta que, a partir de 2027, o mercado deve registrar crescimento anual médio de 106% até 2029. Fatores para isso incluem o aumento da produção nacional liderada por BYD e GWM e a entrada de novas montadoras no mercado.
Os números atuais já refletem essa tendência: entre janeiro e setembro, as vendas de eletrificados aumentaram 20,4% em relação ao mesmo período de 2024, somando 147.602 emplacamentos no país. Em setembro, 9,3% das vendas totais de veículos zero-quilômetro foram de modelos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in.
O avanço é impulsionado por leis ambientais mais rígidas e pelo desejo do consumidor de reduzir gastos com combustível. Com motores mais eficientes, esses veículos exigem menos idas ao posto — uma vantagem em tempos de preços elevados.
A expansão da eletrificação também deve impactar o mercado de combustíveis fósseis. A consultoria estima que, até 2030, o país consumirá 8 bilhões de litros a menos de gasolina e 6 bilhões a menos de diesel. Em 2040, a redução deve alcançar 37 bilhões e 41 bilhões de litro. É uma retração de 59% e 66%, respectivamente, em relação às demandas atuais.
