A Caselani, uma encarroçadora italiana especializada em dar um visual retrô a veículos modernos, acabou de anunciar seu mais novo projeto. A empresa deu uma nova vida ao Fiat 616N, uma van e caminhão leve dos anos 1960.
VEJA TAMBÉM:
- Falso Mercedes-Maybach: customização custa menos de R$ 13 mil
- Após rumores, Cadillac confirma pilotos para a sua temporada de estreia na F1
- Maluco ‘destrói’ Porsche ao trocar ‘motor de Fusca’ por um elétrico
Base moderna e um design retrô
O modelo de base foi a Fiat Ducato, uma van moderna da Stellantis. Ele foi totalmente redesenhado para se parecer com o 616N dos anos 1960. O projeto ficou a cargo de David Obendorfer, conhecido por reinterpretar clássicos com um visual mais vintage.
As linhas do carro remetem ao passado com faróis e lanternas mais arredondadas, um capô retrô e para-lamas bem marcados e curvos. Apesar da carroceria superior manter os traços da Ducato atual, o kit de conversão integra tudo de forma harmoniosa.
Por dentro, o veículo customizado mantém a estrutura mecânica do Ducato, garantindo maior confiabilidade. O carro é oferecido em opções de motor a diesel e também eletrificado:
- Diesel Multijet 2.2 com 3 níveis de potência: 120 cv, 140 cv e 180 cv;
- Versão elétrica (Fiat E-Ducato) com 268 cv e bateria de 110 kWh.
Versatilidade no mercado
A Caselani pode aplicar o kit de conversão em várias configurações, como vans, caminhões baú e caminhões de reboque, com um conjunto de nove acabamentos de pintura em um único tom e três em dois tons.
A empresa também conta com a compatibilidade de plataformas com a Stellantis, o que significa que ela poderá aplicar o kit em outras vans do grupo. A empresa apresentará o modelo oficialmente no Caravan Salon 2025, em Düsseldorf (Alemanha), no dia 29 de agosto, e ainda não divulgou seu valor.