Se você tem entre 30 e 40 anos, provavelmente já deve ter entrado em um Celta. Na minha época, eles eram os modelos mais comuns na auto escola. Esses veículos da Chevrolet eram confiáveis, tinham uma embreagem confortável e, puxando pela memória, eram considerados carros baratos.
Mas será que era barato mesmo? Talvez eu esteja ficando velho, pois tenho sempre aquela sensação de “na minha época era melhor”… Deixemos, então, essa sensação de lado e vamos atrás dos números.
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Quanto custava um Celta em 2000, seu ano de lançamento no Brasil? E qual seria esse valor atualmente, corrigido pela inflação?
O Olhar Digital propõe uma volta no tempo e responde a algumas dessas perguntas utilizando a chamada Calculadora do Cidadão, do Banco Central.
O início do Celta
- O modelo fez sua estreia no Brasil no mês de setembro do ano 2000 – e acabou saindo de linha em 2015.
- Um fato interessante é que ele rapidamente caiu no gosto popular.
- Sim, o preço era bem atrativo: R$ 13.390, mas ele acabou virando o queridinho do país por vários outros motivos.
- Tinha, por exemplo, baixo custo de manutenção e era extremamente econômico em relação ao combustível.
- A explicação para esse valor aparentemente baixo era a simplicidade do modelo.
- Ele vinha sem airbags, conta-giros, rádio, travas ou vidros elétricos – ou lanterna no painel.
- O Celta de duas portas era o que a gente chamava de carro pelado.
- Algo que não existe mais hoje em dia.
- Os veículos atualmente precisam sair de fábrica com uma série de itens de segurança – o que encarece seu valor inicial.
- E, falando em valores, a Calculadora do Cidadão, do Banco Central, mostra que, hoje, os R$ 13.390 daquele Celta 2000 valeriam R$ 58.620.
- Isso levando em conta o IPCA, índice medido pelo IBGE.
- No recorte do IGP-M (da Fundação Getúlio Vargas), esse preço seria bem mais salgado: R$ 84.534.
O poder de compra do brasileiro
Olhando para esses valores corrigidos, fica claro que um Celta 2000 não seria um carro tão popular assim nos dias atuais. Por que, então, temos a impressão de que esses modelos eram bem mais acessíveis antigamente?
Quem dá a resposta é a consultoria Jato Dynamics. De acordo com os especialistas da empresa, o que diminuiu bastante nos últimos anos foi o poder de compra do brasileiro.
Em 2000, como o salário mínimo era baixo (R$ 136), você precisaria de quase 100 mínimos para comprar um Celta. Acontece que todas as outras coisas (por exemplo comida e moradia) eram mais baratas também, então as pessoas conseguiam guardar mais dinheiro.
Se avançarmos no tempo, essa queda do poder de compra do brasileiro fica ainda mais evidente. Em 2018, o carro mais barato do país era o Chery QQ (no valor de R$ 26.690). Como o mínimo desse ano era de R$ 954, o brasileiro precisava de 30 salários para adquirir um.
A situação mudou bastante de figura nos últimos anos. Em 2023, o modelo mais acessível do país era o Renault Kwid – e ele custava R$ 66.590. Como o mínimo de 2023 era de R$ 1.320, estamos falando de 50 salários para comprar um carro.
Atualmente, o veículo zero mais barato do Brasil é o Citroën C3, na versão Live, com preço inicial de R$ 73.490. Você pode chamar esse valor do que quiser, mas popular ele não é.
Texto feito com base em uma reportagem do Olhar Digital de 26/05/2023.
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