Se você é curioso por idiomas, pode já ter se perguntado como escreve “brasileiro” em hebraico. E não é para menos, o hebraico tem um alfabeto completamente diferente do nosso! Mas te ajudamos a desvendar esse mistério.
No hebraico moderno, brasileiro é escrito ברזילאי (brazilai), enquanto brasileira se escreve ברזילאית (brazilait), segundo os dicionários Hebraico.Pro e Glosbe. A diferença está no final: o sufixo -ית indica o feminino, uma característica comum em muitas palavras do idioma. Já Brasil é ברזיל (Brazil).
Qual é a origem?
A palavra “brasileiro” em hebraico deriva diretamente do nome do país, Brasil — que, por sua vez, tem uma origem etimológica curiosa. Alguns estudiosos apontam que “Brasil” pode ter relação com o termo hebraico barzel (ברזל), que significa “ferro”. Isso porque o pau-brasil, madeira que deu nome ao país, era associado à cor avermelhada do ferro oxidado.
Newsletter
Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Curiosidade linguística
O hebraico é um dos idiomas mais antigos ainda em uso no mundo. Ele pertence à família das línguas semíticas, assim como o árabe, e é lido da direita para a esquerda.
Continua após a publicidade
A palavra “brasileiro” ברזילאי é uma transliteração, ou seja, uma adaptação dos sons do português para o alfabeto hebraico, diferente da tradução, que muda o significado. O hebraico costuma representar nomes próprios e gentílicos dessa forma, preservando a sonoridade original.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade
