O primeiro trimestre de 2025 chegou ao fim, trazendo dados atualizados sobre a eletrificação dos automóveis no Brasil. Nos primeiros meses do ano, foram emplacados 12.993 carros elétricos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse número representa uma queda de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, mas, ainda assim, é mais de seis vezes superior ao volume registrado em 2023.
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Esse desempenho também foi suficiente para que o país atingisse um marco histórico: segundo o acompanhamento da ABVE, já são mais de 100.000 carros elétricos vendidos no Brasil desde o início da série histórica. Levando em conta os veículos híbridos, esse número, até o fim de março, chegava a 371.177 unidades.
Tratando-se de uma tecnologia recente e com larga margem de evolução, a mobilidade elétrica no Brasil também apresenta ciclos. Inicialmente, os EVs mais populares no mercado nacional eram praticamente os únicos disponíveis. Agora, a concorrência está amadurecendo, e modelos como o BYD Dolphin vêm marcando história nos primeiros capítulos da eletrificação no país.
Confira o top-5 dos carros elétricos mais vendidos no Brasil desde sempre:
1. BYD Dolphin Mini
- Vendas totais: 26.355 (1º)
- Vendas em 2025: 6.556 (1º)
Dá para dizer que o BYD Dolphin Mini é o “Fusca” dos carros elétricos no Brasil? Entre os fatores que corroboram a popularidade do subcompacto chinês, destaca-se que ele corresponde a 25% de todos os carros elétricos já vendidos no país, mesmo tendo sido lançado apenas em fevereiro de 2024.
No primeiro trimestre de 2025, o Dolphin Mini manteve a hegemonia: a cada dois EVs emplacados, um correspondia ao modelo de R$ 118.800. O sucesso se deve ao bom nível de acabamento e à bateria capaz de garantir mais de 300 km de autonomia na cidade, considerando uma condução moderada.
2. BYD Dolphin
- Vendas totais: 23.774 (2º)
- Vendas em 2025: 1.961 (2º)
A BYD se consagrou como sinônimo de carro elétrico para muitos brasileiros, e o Dolphin tradicional reforça essa imagem. Vendido por R$ 149.800, o modelo se destaca pelo espaço interno bem maior que o do Mini, acomodando cinco ocupantes com conforto.
Embora o Dolphin tenha disparado no ranking acumulado por ter sido lançado antes, hoje o irmão menor é o favorito do público. Curiosamente, a versão esportiva Dolphin Plus, de R$ 169.800, é a mais vendida da linha, trazendo 204 cv de potência e autonomia de 330 km — 99 cv e 50 km a mais que o Dolphin de entrada.
3. GWM Ora 03
- Vendas totais: 7.912 (3º)
- Vendas em 2025: 814 (4º)
O pódio dos carros elétricos mais populares do Brasil é todo chinês, e o GWM Ora 03 ocupa a terceira posição no ranking geral — embora, no acumulado de 2025, esteja atrás do Volvo EX30.
Concorrente direto do Dolphin, o Ora 03 é vendido em duas versões, ambas equipadas com motor de 171 cv e 25,5 kgfm de torque. A versão Skin (R$ 159.000) possui bateria de 48 kWh e autonomia de 232 km, enquanto a versão GT (R$ 187.000) traz bateria maior, de 68 kWh, e alcance de até 295 km. Em 2025, a configuração GT é a preferida dos consumidores brasileiros.
4. BYD Seal e os carros elétricos mais vendidos
- Vendas totais: 5.088 (4º)
- Vendas em 2025: 520 (6º)
Puristas podem torcer o nariz para elétricos chineses, mas o BYD Seal rompeu essas barreiras. Vendido por R$ 263.800, o modelo disputa espaço com sedãs de luxo tradicionais, oferecendo desempenho de superesportivo.
O BYD Seal vem equipado com bateria de 82,5 kWh, capaz de proporcionar autonomia de 372 km segundo o Inmetro — um órgão conhecido por suas medições conservadoras. Motoristas cuidadosos conseguem ultrapassar os 400 km de alcance. Seu motor de 531 cv e 68,3 kgfm leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
Com visual que muitos comparam ao de modelos da Porsche, o Seal mantém boas vendas, embora deva ser ultrapassado em breve por modelos mais acessíveis, à medida que o mercado se expande.
5. Volvo XC40
- Vendas totais: 4.550 (5º)
- Vendas em 2025: 174 (7º)
O mercado de carros elétricos no Brasil pode ser dividido em três fases.
A primeira fase foi dominada por modelos como Renault Zoe e Nissan Leaf, que chegaram ao país quase como experiências de laboratório e com baixíssimo volume de vendas. Eles abriram caminho para o setor, mas hoje são considerados tecnologicamente ultrapassados.
Na segunda fase, entre 2020 e 2023, foi a Volvo quem brilhou, destacando-se no segmento de luxo com veículos como o XC40 e o C40 — inicialmente derivados de versões a combustão.
Esse sucesso garantiu ao Volvo XC40 a posição de quinto elétrico mais vendido no país, somando 4.550 unidades. Somando o C40, o número chega a 6.808 veículos emplacados.
Hoje, a linha já foi rebatizada: o XC40 e o C40 agora são conhecidos como EX40 e EC40, preparando terreno para a nova geração. Enquanto isso, o Volvo EX30 já desponta como o terceiro carro elétrico mais vendido no Brasil em 2025.
Carros elétricos mais vendidos no Brasil (Série histórica)
Marca | Modelo | Vendas Totais |
---|---|---|
BYD | Dolphin Mini | 26.355 |
BYD | Dolphin | 23.774 |
GWM | Ora 03 | 7.912 |
BYD | Seal | 5.088 |
Volvo | XC40 | 4.550 |
Volvo | EX30 | 3.657 |
BYD | Yuan Plus | 3.398 |
JAC | E-JS1 | 2.447 |
Volvo | C40 | 2.258 |
Renault | Kwid | 2.129 |
BYD | Yuan | 1.645 |
BYD | Dolphin Mini 5 | 1.345 |
MINI | Cooper | 1.020 |
CAOA Chery | iCar | 996 |
BYD | Dolphin Mini 4 | 824 |
BMW | iX | 823 |
Carros elétricos mais vendidos no Brasil (2025)
Marca | Modelo | Vendas em 2025 |
---|---|---|
BYD | Dolphin Mini | 6.556 |
BYD | Dolphin | 1.961 |
Volvo | EX30 | 909 |
GWM | Ora 03 | 814 |
BYD | Yuan | 621 |
BYD | Seal | 520 |
Volvo | XC40 | 174 |
Renault | Kwid | 163 |
Porsche | Macan | 127 |
JAC | E-JS1 | 105 |
Zeekr | X | 80 |
BMW | iX1 | 75 |
BMW | iX2 | 67 |
Zeekr | 1 | 61 |
MINI | Countryman | 61 |
Volvo | C40 | 60 |
Renault | Kangoo E-Tech | 50 |
MINI | Cooper | 42 |