Se você já se irritou a ponto de largar tudo de lado, provavelmente já disse — ou ouviu alguém dizer — que ia “chutar o balde”. Trata-se de uma expressão popular do português usada quando alguém perde a paciência, desiste de algo ou simplesmente não aguenta mais. É aquele momento em que a frustração explode e os sentimentos guardados vêm à tona. Mas dá onde veio essa frase?
As possíveis origens…
“Não tem origem nem datação confirmada, entretanto muitos filólogos afirmam que a origem dessa expressão está na execução pela forca. No passado, os criminosos eram enforcados em praça pública: os condenados ficavam em pé sobre um bloco, colocava-se uma corda ao redor do pescoço de cada um dos condenados, e então o bloco era retirado para que perdesse o apoio e morresse.”, conta Margarete Xavier, autora de Língua Portuguesa do Fibonacci Sistema de Ensino, sobre a possível origem histórica da expressão.
“As forcas profissionais tinham escadas, às vezes alçapões – diferentes recursos para ‘tirar o chão’ do criminoso. Supõe-se que o bloco foi substituído por um balde, o qual era chutado pelo carrasco durante a execução de alguém na forca”, conclui.
Além disso, existe também uma lenda rural: vacas, quando se incomodavam durante a ordenha, costumavam, literalmente, chutar o balde, derramando todo o leite. Quem já ordenhou vaca deve saber o sufoco que era.
Outra versão pode ter vindo da tradição católica. Segundo Margarete, antigamente, havia o hábito de colocar um balde de água benta aos pés do defunto — que poderia ser chutado em meio ao ritual.
Continua após a publicidade
Ou seja: em qualquer versão, a ideia é a mesma — um rompimento brusco, um fim inesperado, um gesto de perder as estribeiras.
Quatro frases para “chutar o balde”
O problema de chutar o balde é ter que procurar o balde depois.
A vida é um eterno chutar o balde e ter outros baldes para chutar.
Adoro chutar o balde quando menos esperam que eu o faça.
Ele resolveu largar o emprego e chutou o balde.
Presença no samba
A expressão também ganhou espaço na voz poderosa de Alcione, no samba “Chutando o Balde”. Olha só esse trechinho da canção:
Continua após a publicidade
“Chutar o balde é quando a gente
Está cansado de fazer
Realizar e acontecer contra a corrente
Mas pra chutar tem que saber
Onde é que o balde vai bater
Pra coisa entrar sem ofender, suavemente”
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade