Novo modelo será produzido em Sorocaba ao lado do Corolla Cross, Yaris Cross e da inédita picape monobloco da marca japonesa
A Toyota está focada em ter modelos mais adequados ao gosto do mercado brasileiro para aumentar sua participação, o Autos Segredos apurou que a marca japonesa prepara um SUV Coupé baseado na plataforma do Corolla. A estreia será em meados de 2028.
Antes, no primeiro semestre de 2027, a marca lançará sua picape média compacta, antecipada pelo Autos Segredos com exclusividade em janeiro de 2024, por enquanto, ela é chamada de Projeto 150D.
O SUV Coupé será feito a partir da plataforma TNGA do Corolla, mantendo seu entre-eixos de 2,70 metros. O modelo também deverá manter comprimento próximo ao do sedã, ficando na casa dos 4,60 metros.
Internamente, o SUV Coupé da Toyota é chamado de Projeto 913D. Com a chegada do novo modelo, a marca japonesa terá dois SUVs médios, já que o Corolla Cross seguirá em comercialização.
Recentemente, a Toyota apresentou no Brasil um protótipo de Prius híbrido plug-in Flex. No mercado americano, o modelo tem sistema híbrido PHEV composto por um motor 2.0 movido a gasolina que entrega 152 cv de potência e 21,2 kgfm de torque. O motor elétrico de 120 kW, entrega 160 cv de potência. A potência combinada é de 223 cv de potência, como padrão, a marca japonesa não revela a soma do torque. O câmbio é transeixo híbrido CVT.
O SUV Coupé da Toyota será equipado em versões mais caras com esse conjunto, mas com tecnologia flex, o que permitirá pequeno ganho de potência e torque. No Prius, a bateria tem 13,6 kWh de capacidade, garantindo até 86 quilômetros de autonomia elétrica no ciclo WLTP.
Esse conjunto será usado em versões mais caras. Em opções de acesso, o SUV Coupé da Toyota que também é chamado de Projeto 913D, terá o conjunto híbrido flex HEV que equipa o Corolla e o Corolla Crossa atuais.
O motor 1.8 Flex entrega potências de 101 cv (etanol) e de 98 cv (gasolina) a 5.200 rpm e torque máximo de 14,5 kgfm (e/g) a 3.600 rpm; dois motores elétricos, de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência combinada é de 122 cv. O câmbio é transeixo híbrido CVT.
SUV Coupé da Toyota adotará identidade visual chamada de Hammerhead
Ainda é cedo para falar do visual do SUV Coupé da Toyota, mas ele seguirá a identidade visual global da marca, apresentada em modelos como Camry e recentemente no novo RAV4. Chamada de Hammerhead, o nome inspirado no formato de cabeça de tubarão-martelo, que serve como base para a assinatura frontal dos futuros modelos da marca. A proposta combina linhas mais limpas, horizontais e futuristas, com o logotipo reposicionado e uma expressão mais tecnológica.
Na dianteira se destaca pelo conjunto óptico mais estreito e afilado, conectado por uma barra central escurecida que integra o emblema da Toyota — agora posicionado mais abaixo, dispensando a tradicional grade superior. O para-choque adota volumes marcantes e entradas de ar angulares, reforçando a pegada esportiva e moderna.
Além do apelo estético, o novo visual também tem um propósito funcional: melhorar a aerodinâmica e a eficiência energética, algo essencial na nova geração de híbridos e elétricos da marca.
Projeção | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Ford Territory é um SUV com DNA da marca americana:
O post Exclusivo: Toyota prepara SUV Coupé com plataforma de Corolla apareceu primeiro em Autos Segredos.