Centro de Tatuí ganha novas instalações e marca início de um novo ciclo de investimentos da engenharia local
A Ford confirmou que a futura Ranger Híbrida Plug-in, programada para ser produzida na América do Sul a partir de 2027, contará com motor flex desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. O projeto será conduzido pela equipe de engenharia da marca no país, com participação direta do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior de São Paulo, que acaba de passar por uma ampliação.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a Ford, essa expansão marca o início de um novo ciclo de investimentos voltado à engenharia nacional. “O desenvolvimento do motor flex da Ranger Híbrida Plug-in é mais um projeto importante confiado ao time de engenharia da Ford na América do Sul. Uma etapa importante desse trabalho está sendo realizada no nosso Centro de Testes de Tatuí, que agora está ainda mais moderno e eficiente com novas instalações”, afirmou André Oliveira, diretor de Programas Veiculares da Ford América do Sul.
A Ranger híbrida será a primeira versão eletrificada da picape média na região e integra a estratégia global da marca de oferecer diferentes opções de propulsão aos consumidores. A proposta, segundo a empresa, é unir desempenho e eficiência energética, mantendo o padrão de robustez característico do modelo.
Estrutura renovada em Tatuí
A modernização do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí inclui dois novos prédios voltados à capacitação e à inovação. Um deles é o Ford Academy, espaço de 800 m² com capacidade para 150 pessoas, voltado ao treinamento sobre produtos e tecnologias da marca.
O outro é o Centro de Diagnóstico Avançado de Engenharia, uma estrutura de 350 m² integrada à pista de testes. O novo ambiente permite que os engenheiros processem e compartilhem dados de forma remota e em tempo real com outras unidades globais da Ford, acelerando o desenvolvimento de hardware e software.
“Dentro do cenário altamente competitivo e de transformação da indústria automotiva, esse ganho de eficiência é transformador: acelera nosso ciclo de desenvolvimento e eleva a qualidade para continuarmos inovando e entregando um portfólio moderno, conectado e empolgante”, completou André Oliveira.
Expansão também na Bahia
Além de Tatuí, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Bahia, instalado desde 2022 no Cimatec Park, em Camaçari, também será ampliado. Um novo prédio dedicado à engenharia está em construção, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026. Atualmente, o complexo conta com seis edifícios e 6.000 m² de área construída.
Brasil no mapa global da Ford
O país é hoje um dos nove centros globais de desenvolvimento de produto da Ford, com mais de 1.500 profissionais responsáveis por criar cerca de um terço das tecnologias presentes nos veículos da marca no mundo.
O Centro de Tatuí, ativo há mais de 45 anos, é considerado referência em testes veiculares na América do Sul. Com 4,66 milhões de m², o local reúne 60 km de pistas (entre pavimentadas e de terra) e mais de 440 tipos de ensaios de durabilidade, desempenho e segurança — todos em conformidade com padrões nacionais e internacionais.
Foto principal | Ford/Divulgação
O post Ford desenvolverá motor flex para Ranger híbrida plug-in no Brasil apareceu primeiro em Autos Segredos.
