Seja em algum trabalho escolar, na confecção de uma fantasia ou até mesmo em algum item de decoração, você com certeza já se deparou com essa cor – ou quase. O que vemos por aí são materiais que levam esse nome por terem essa característica estética holográfica. Mas aí na hora de falar, a coisa complica: é “furta-cor”, “frutacor”, “fruta-cor” ou “furtacor”? Qual é o certo? A resposta correta é “furta-cor“, com hífen, mas sem frutas.
Essa cor recebe esse nome por se “apropriar” das cores do espectro visível. Isto é, funciona como um prisma, que, a partir dos raios de luz que incidem sobre ele, consegue refletir em sua superfície as cores que conhecemos. Sendo assim, ela “furta” as cores. Abaixo, entenda a construção dessa palavra!
+ Existe singular de “costas”?
Mais do que uma cor, uma cobra
O termo “furta-cor” é um adjetivo criado por justaposição, ou seja, é a união de duas palavras, sem que elas sejam alteradas. Nesse caso, “furtar” conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, junto com o substantivo “cor”.
Esse adjetivo é usado tanto no masculino quanto no feminino sem mudar de forma. Já no plural, vira furta-cores. Ele tem vários sinônimos, como matizado, irisado, iriado, acatassolado, iridescente, cambiante, iriante, irisante, cintilante e brilhante.
Continua após a publicidade
Mas, muito além da decoração ou peças de vestuário, de acordo com o dicionário Michaelis quando “furta-cor” aparece como substantivo feminino, também é o nome da serpente Philodryas mattogrossensis, encontrada no Brasil, Paraguai e Argentina.
+ “No entanto” ou “entretanto”? Aprenda a diferença e quando usar cada um
Newsletter
Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Exemplos
O vestido furta-cor brilhava conforme ela se movia pela pista de dança.
Ela usava uma sombra furta-cor que mudava do verde para o roxo dependendo da luz.
A capa do livro tem um efeito furta-cor que chama a atenção nas prateleiras.
Comprei uma caneta furta-cor e agora meus resumos estão muito mais bonitos.
As escamas do peixe reluziam em tons furta-cor sob o sol.
Fiquei hipnotizado pelos detalhes furta-cor do figurino do espetáculo.
O esmalte furta-cor que ela usava parecia mudar de cor a cada movimento.
No desfile, o tecido furta-cor roubou a cena com seu brilho camaleônico.
+ Como se escreve: geada ou giada?
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
‘
Publicidade