A Fuvest, responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), estreia este ano uma iniciativa inédita voltada à saúde mental dos estudantes. O programa Fuvest Escuta foi criado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da universidade (IPUSP) e pretende oferecer suporte emocional e orientação para ajudar os vestibulandos a enfrentarem a jornada até o vestibular.
A proposta surgiu após as equipes encarregadas do exame identificarem, nos últimos anos, um aumento expressivo no número de crises de ansiedade no dia da prova. Com isso, a fundação decidiu criar um espaço para que os candidatos possam aprender a reconhecer sinais de tensão e adotar estratégias que não deixem o nervosismo comprometer o desempenho.
+ Candidatos da Fuvest agora podem escolher local de prova – mas precisam ser rápidos
Em sua primeira edição, o Fuvest Escuta oferecerá rodas de conversa digitais conduzidas por psicólogos, professores e pesquisadores do IPUSP, com capacidade para atender até 10 mil participantes. Nessas sessões, serão abordados temas como identificação de gatilhos de ansiedade, técnicas de respiração e relaxamento, além de métodos para manter a concentração mesmo sob alta pressão.
“A participação será priorizada para candidatos que confirmarem primeiro sua inscrição, incluindo todos que obtiveram isenção da taxa de pagamento”, explica o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco. As inscrições terão início no dia 18 de agosto.
Continua após a publicidade
+ Baixe este guia e saiba tudo sobre os cursos da Fuvest 2026
Para aqueles que não conseguirem vaga, haverá também uma alternativa: uma videoaula exclusiva gravada pelo psicanalista Christian Dunker, professor titular do IPUSP, que revisitará os principais tópicos tratados nas rodas virtuais.
A professora Maria Livia Tourinho Moretto, também do instituto, destaca que a meta vai além da preparação para a prova. “Queremos interagir, ensinar e avaliar a condição psicológica dos participantes, criando, futuramente, uma política pública de intervenção e aconselhamento para jovens em momentos de pressão, dentro e fora da vida acadêmica”, afirma.
Continua após a publicidade
As inscrições para a Fuvest 2026 começam às 12h do dia 18 de agosto e seguem até 7 de outubro. A primeira fase acontece em 23 de novembro e a segunda, nos dias 14 e 15 de dezembro.
Newsletter
Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Calendário da Fuvest 2026
Período de solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: 12 de maio a 11 de julho
Inscrições: 18 de agosto a 7 de outubro
Data final para pagamento da taxa de inscrição: 07 de outubro
1ª Fase: 23 de novembro
2ª Fase: 14 e 15 de dezembro
Provas de competências específicas: entre 09 e 12 de dezembro, a depender da carreira
Divulgação do resultado do vestibular: 23 de janeiro de 2026
Continua após a publicidade
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade