Grupo chinês Geely passa a deter 26,4% da Renault do Brasil; fábrica de São José dos Pinhais será polo de modelos elétricos e híbridos das duas marcas
O Renault Group e a Geely formalizaram novos acordos para expandir a cooperação estratégica entre as duas companhias no país. O objetivo é produzir e comercializar veículos de zero e baixas emissões pela Renault do Brasil, atendendo às marcas Renault e Geely Auto.
Como parte do acordo, a Geely adquiriu 26,4% de participação na Renault do Brasil, enquanto o Renault Group mantém o controle majoritário e a consolidação contábil da subsidiária. A aliança permitirá que a Geely utilize a infraestrutura industrial e comercial da Renault no país, acelerando sua expansão no maior mercado automotivo da América do Sul.
O SUV elétrico Geely EX5, já disponível no Brasil, é vendido em concessionárias dedicadas operadas pela rede da Renault. Com o novo acordo, a fábrica Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), passará a produzir veículos da Geely Auto ao lado dos modelos Renault, aumentando a capacidade produtiva e a competitividade do complexo.
A Renault, por sua vez, utilizará a arquitetura GEA da Geely, referência em tecnologia de novas energias, para desenvolver novos modelos elétricos e híbridos para o mercado nacional. Além disso, a Renault do Brasil ficará responsável pela distribuição dos veículos Geely Auto no país, ampliando as oportunidades em vendas, financiamento e serviços.
A parceria reforça o posicionamento das duas companhias em um mercado estratégico, já que o Brasil respondeu por mais de 40% dos emplacamentos de veículos na América Latina no primeiro semestre de 2025.
Foto principal | Renault/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com o Renault Boreal 2026:
O post Geely compra 26,4% da Renault Brasil para produzir localmente apareceu primeiro em Autos Segredos.
