Fábrica brasileira da GWM é a terceira com capacidade produtiva completa fora da China. Cerimônia de inauguração contou com a presença do Presidente Lula
A GWM Brasil deu início a produção local dos modelos Haval H6 e H9 e também da picape Poer P30. Entre setembro e outubro, os SUV de sete lugares e a picape começarão a ser comercializados nos concessionários da marca. A fábrica que pertenceu à Mercedes-Benz foi fechada em dezembro de 2020, e comprada pela GWM em 2021.
VEJA TAMBÉM:
A inauguração ocorrida ontem (15/8) contou a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, do Vice-Governador do Espírito Santo, Ricardo de Rezende Ferraço; de Nelita Michel, Prefeita de Iracemápolis (SP); entre outras autoridades.
No entanto, curiosamente, nenhum representante do Governo do Estado de São Paulo estava presente. Ainda mais em se tratando de um momento importante para o estado, no qual a marca fará investimento de R$ 4 bilhões até 2026, chegando ao montante de R$ 10 bilhões em dez anos, a ausência de autoridades do estado é de se causar estranheza.
Além das autoridades locais, participaram da cerimônia pelo lado da GWM, Mu Feng, CEO da GWM global, e Parker Shi, presidente da GWM International, vindos da China especialmente para a cerimônia, além de Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México. Da GWM Brasil, estavam presentes os executivos Diego Fernandes (COO), Marcio Alfonso (Diretor de Produção) e Ricardo Bastos (Diretor de Assuntos Institucionais).
Durante seu discurso, Mu Feng, CEO da GWM Global, exaltou a parceria com o Governo Federal, e também falou que a empresa respeita as legislações trabalhistas vigentes no Brasil.
“Queremos que o Brasil seja nossa base para crescer na América Latina, com produtos pensados para o consumidor local e com o melhor da tecnologia global”, reforça Mu Feng.
A fábrica da GWM Brasil em Iracemápolis (SP) inicia sua produção com capacidade para produzir 50 mil unidades anuais.
A produção local dos GWM Poer P30, Haval H6 e H9 seguirá o sistema peça por peça (part by part). É um processo mais avançado que o SKD e o CKD tradicional, já que conta com conteúdo nacional no primeiro ano, incluindo pintura para 100% dos veículos produzidos no País e incorporação de componentes de fornecedores nacionais.
Neste início de produção local dos modelos Haval H6 e H9, Poer P30, a GWM tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes, das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção e desenvolvimento dos primeiros veículos, caso de empresas como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.
em Iracemápolis (SP), com a presença do presidente Lula
Vale ressaltar que a GWM está inscrita no programa MOVER, política federal de estímulo ao setor automotivo, que promove incentivos fiscais para montadoras que investem em produção nacional e Pesquisa & Desenvolvimento.
Modelos nacionais
Lançado em março de 2023, o Haval H6 nas versões One, EV2, PHEV19 e PHEV34 chegarão de visual renovado aos concessionários da marca. Já a versão GT que foi a primeira unidade a ser produzida na fábrica de Iracemápolis (SP) mantém seu visual atual.
A fábrica da GWM Brasil em Iracemápolis (SP) tem duas linhas de produção, uma para os modelos monoblocos como o Haval H6 e outra para modelos montados sobre chassis, o SUV Haval H9 e a picape Poer P30.
Foto principal | Ricardo Stuckert/PR
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com o Ford Mustang GT Dark Horse:
O post GWM inicia produção local dos Haval H6 e H9 e da picape Poer P30 apareceu primeiro em Autos Segredos.