Ministro Fernando Haddad
24/09/2025
REUTERS/Adriano Machado
” data-medium-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/10/2025-10-29T221947Z_1_LYNXMPEL9S189_RTROPTP_4_BRAZIL-ECONOMY.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all” data-large-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/10/2025-10-29T221947Z_1_LYNXMPEL9S189_RTROPTP_4_BRAZIL-ECONOMY.jpg?fit=1280%2C853&quality=70&strip=all”>
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não confirmou se fica à frente da pasta até o final do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que termina no fim de 2026. Em entrevista ao Estadão, Haddad disse que já entregou a Lula tudo que foi encomendado pelo presidente.
Questionado sobre se estará no Ministério da Fazenda em maio de 2026 – o prazo para desincompatibilização do cargo de ministro para disputar as eleições do próximo ano é abril –, Haddad respondeu que não sabe. “Eu não conversei com ele (Lula) ainda”.
Quem é o ministro de Meio Ambiente demitido durante a COP-30
O presidente da África do Sul não explicou o motivo da decisão abrupta; apenas anunciou que Dion George estava sendo substituído
Fraude do INSS: ex-ministro de Bolsonaro vira alvo da PF e usará tornozeleira
Mesma operação que prendeu ex-ministro de Lula atinge ainda deputados do PSB e do Republicanos
“Eu já falei que entreguei tudo aquilo que ele encomendou. O que ele encomendou, eu entreguei”, disse Haddad ao Estadão.
O ministro, porém, disse que não tem intenção de ser candidato em 2026 e, segundo ele, o presidente já sabe disso desde o ano passado.
Haddad também foi perguntado se continuaria como ministro da Fazenda em um eventual quarto mandato de Lula e novamente respondeu sem certeza: “Não sei se eu tenho essa pretensão, vamos ver.”
Relação com o PT e o mercado
Em bom momento com o mercado financeiro, Haddad disse que não acredita que sua eventual saída do governo cause turbulência. “Penso que o desafio da incorporação dessa agenda (econômica) foi superado”, afirmou.
Aprovado pelo mercado, Haddad apanhou do próprio partido em diversos momentos desde o início do mandato. “O PT melhorou comigo”, disse o ministro. Mas amenizou: “embora sempre tenha sido legal comigo”.
Gratuidade no transporte
Na entrevista, Haddad também falou sobre alguns temas prioritários na Fazenda. Um deles é a possibilidade de isenção de tarifas em ônibus municipais. Por enquanto, segundo o ministro, trata-se apenas de um estudo de viabilidade.
“O presidente me pediu para estudar o setor. Não tenho uma proposta, estamos fazendo uma radiografia”, explicou, dizendo que nada deve ser implantado em 2026. “[A tarifa gratuita] só será viável se for fiscalmente neutra. Se não, não vamos fazer. Não tenho espaço fiscal para isso”, completou.
The post Haddad não confirma se fica na Fazenda e diz que já entregou tudo a Lula appeared first on InfoMoney.
