O lançamento do primeiro modelo da Shangjie, parceria entre Huawei e SAIC, está próximo. chamado de H5, o carro é focado no mercado chinês e mobilidade urbana. Suais primeiras imagens oficiais já foram reveladas, mas os detalhes técnicos ainda terá de esperar.
VEJA TAMBÉM:
- Ninguém quer picape elétrica e estas montadoras sabem disso
- Carro chinês usado atinge valor recorde de R$ 8,2 milhões; entenda o caso
- Carro de autoescola elétrico e manual vem para o Brasil a R$ 100 mil
Shangjie H5
O Shangjie H5 é um crossover médio que disputará no segmento mais competitivo do mercado chinês. A marca descreve seu design como simples e sóbrio, escolha proposital segundo eles. Ainda segundo eles a ideia é atrair o público consumidor familiar, ao invés de focar em refinamento estético.
Os designers pensaram o carro para um público que busca bom custo-benefício e tecnologias de ponta sem pagar preços muito elevados. O preço do Shangjie H5 será menor que 200 mil yuans, algo perto de R$ 140 mil.
- Definiram esse preço porque 70% dos veículos vendidos na China em 2024 custaram menos que esse valor. Isso torna o H5 um ótimo veículo com valor competitivo para entrar no mercado.
Diferenças tecnológicas
Embora seja um modelo mais acessível, o H5 promete oferecer tecnologia de ponta e destaca:
- Sistema de assistência ao motorista mais avançado da Huawei;
- Cockpit digital, moderno e com interface inteligente para otimizar UX.
Futuro da empresa
Os fabricantes ainda não revelaram a motorização, mas a ausência de uma grade frontal sugere que o veículo conte com alguma forma de eletrificação, seja 100% elétrica ou híbrida. A criação da marca Shangjie mobilizou mais de 6 bilhões de yuans, cerca de R$ 4,2 bilhões.
A Shangjie já conta com uma estrutura de mais de 5 mil funcionários. Além disso, seu novo crossover será fabricado em uma nova planta industrial que está em construção. Todos esses fatores, portanto, mostram que a aposta dessa joint venture é um plano de longo prazo das marcas.
O lançamento do H5 está previsto para o outono chinês, entre setembro e novembro. Contudo, ainda não se tem mais informações sobre uma versão focada em exportação; isso sugere que, pelo menos no início, a marca será focada somente no mercado doméstico.