Quem já passou por uma entrevista de emprego ou participou de uma reunião estratégica sabe: o ambiente corporativo tem um vocabulário próprio. O chamado “corporativês” é cheio de jargões, siglas e expressões que nem sempre são tão claros à primeira vista — mas são muito usados em empresas de diferentes segmentos.
Entender esse idioma é fundamental para se entender e ser entendido no mercado de trabalho, evitar falhas de comunicação e demonstrar alinhamento com a cultura organizacional.
Por isso, listamos aqui 10 jargões corporativos populares que você certamente vai ouvir (e usar!) em algum momento da sua trajetória profissional.
1. Briefing Muito comum em áreas como marketing, publicidade e design, o briefing é um documento ou conversa que resume os objetivos, prazos, demandas e expectativas de um projeto. Em tradução livre, é um “resumo” essencial para alinhar a entrega de um trabalho.
2. Benchmarking O benchmarking prática de analisar as melhores práticas de mercado, observando o que outras empresas estão fazendo bem, para aplicar aprendizados e melhorar os próprios processos. O termo é bastante usado em planejamento estratégico.
Leia também: Marketing de A a Z: veja lista dos principais termos que você precisa saber
3. Deadline Apesar de parecer mais formal, nada mais é do que o famoso “prazo final”. É comum ouvir frases como: “Temos que entregar esse relatório até o deadline de sexta”.
4. Follow-up Usado principalmente para se referir a um acompanhamento de tarefas, conversas ou decisões. Por exemplo: “Vou te mandar um follow-up sobre o que foi combinado na reunião”.
5. Feedback Dar ou receber feedback é uma prática comum nas empresas. Significa oferecer um retorno sobre o desempenho, atitudes ou entregas de alguém, e pode ser tanto positivo quanto construtivo (ou seja, que aponta itens a melhorar).
O ideal é que o feedback seja sempre estruturado e nunca vago, focado em comportamentos observáveis e em suas consequências em vez de em características pessoais.
6. KPI (Key Performance Indicator) Os KPIs são indicadores-chave de desempenho que medem os resultados de ações ou projetos. São usados para acompanhar a performance de equipes, campanhas ou áreas da empresa.
7. Networking Mais do que só fazer contatos, networking envolve construir uma rede de relacionamentos profissionais que pode abrir portas, gerar parcerias e facilitar oportunidades.
8. Mindset Essa palavra ganhou força com o crescimento da área de desenvolvimento pessoal. Refere-se à “mentalidade” de uma pessoa, especialmente em relação a como ela lida com desafios, mudanças e aprendizado.
Leia também: Você tem uma mentalidade de crescimento? Entenda o conceito de “growth mindset”!
9. ROI (Return on Investment) O ROI, ou retorno sobre o investimento, calcula se uma ação trouxe lucro em relação ao que foi investido. É muito utilizado pelas áreas de marketing, finanças e gestão.
10. Pipeline No contexto corporativo, pipeline se refere ao fluxo de etapas que compõem um processo, normalmente de compra. No funil de vendas, o pipeline acompanha a trajetória do cliente com uma determinada empresa desde o primeiro contato até a compra.
Jargão extra: storytelling O storytelling, palavra que cresceu recentemente nas conversas corporativas, é a habilidade de transformar a realidade em narrativas interessantes. Um profissional de dados, por exemplo, pode se destacar com storytelling ao apresentar a performance de um produto e identificar que história eles contam. Assim como um profissional de marketing pode fazer da experiência de um cliente uma jornada de superação sobre a qual mais gente vai querer ouvir.
Você pode aprender storytelling e outras habilidades que fazem a diferença no mercado de trabalho hoje mesmo nos cursos online e gratuitos do Na Prática. Todos eles oferecem certificados, e podem ser a sua chance de enriquecer o currículo e ser visto como um profissional mais completo.