Anota na agenda, estudante: a partir desta segunda-feira (14) já é possível pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Opa, ou será que deveríamos dizer “insenção“? Se você ficou em dúvida na hora de pesquisar, é melhor sanar agora do que correr o risco de escrever errado na hora da prova.
O correto é “isenção”, com um “n” só! A confusão acontece porque, na fala, muita gente acaba pronunciando do outro modo – o que reproduz, depois, na hora da escrita. Além disso, o prefixo “-in” também está ligado à negação, que tem tudo a ver com ideia de se isentar. Mas dicionarizado mesmo, só isenção. De acordo com o Michaelis, significa “ação de eximir(-se), de esquivar(-se)”. No caso do Enem, é fugir da taxa que custa em torno de R$ 85, considerando o valor da última edição.
Quem pode pedir isenção da taxa do Enem?
Para conseguir a isenção do Enem 2025, é necessário preencher algum destes requisitos:
Estar cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica; ou
Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou
Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Confira outras Dúvidas de Português.
Continua após a publicidade
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade