Tem quem leve sua moto toda semana, uma vez por mês, ou até aqueles que deixam para as chuvas realizarem este trabalho. Porém, fato é que independente do carinho e higiene do proprietário, há um cuidado a ser tomado: não lavar a moto com o motor quente!
Sem segredos, essa prática pode ser muito agressiva ao modelo e até estragar imediatamente o bloco e partes plásticas da pequena.
VEJA TAMBÉM:
- Moto pode ferver? Cuidado para não fundir o motor
- Nova moto Haojue surpreende em conforto e acabamentos
- Suzuki Intruder 125: 5 pontos positivos e 2 negativos que a tornam uma das melhores custom usada do Brasil
Pode lavar a moto com o motor quente?
Assim como todo veículo, os motores de moto são feitos em sua maioria de ligas metálicas como aço, ou outro elemento como o alumínio. Estes materiais possuem uma alta condutividade térmica e assim podem esquentar ou esfriar muito rapidamente.
Essa rápida variação de temperatura causa dilatações e contrações térmicas dos materiais. Embora essas sejam previstas, mudanças abruptas de temperatura podem gerar tensões fora dos limites toleráveis, o que pode ocasionar no famoso choque térmico e em “torções” que estragam o motor.
A Honda, em seu site, alerta os pilotos sobre o risco de lavar a moto com o motor quente. Segundo a fabricante que mais comercializa motocicletas no Brasil, “a água fria no motor quente pode danificá-lo”.
Dito isso, lavar a moto com o motor quente é sim arriscado para a durabilidade do coração da moto.
E o contrário? Água quente na moto fria?
Mesmo invertendo os papéis, os problemas permanecem. Junto da contraindicação.
Lavar a moto, fria ou quente, com água quente também não é uma boa ideia. Ainda segundo alertas da japonesa Honda, isso é prejudicial a motos como um todo, principalmente nas partes plásticas com adesivos e nas peças que contém lubrificantes. Lavar a moto com água quente faz com que as graxas e lubrificantes escoem com mais facilidade.
Último caso!
Para os apressadinhos de plantão, o melhor recurso para quem precisa lavar uma moto que ainda está com o motor quente, ou até para quem tem um lava a jato e precisa despachar o modelo logo, é começar a lavagem da moto das extremidades como rodas e guidão. Dessa forma dá pra otimizar o tempo e deixar com que o motor esfrie enquanto há trabalho em outras partes.
Pulverizar água aos poucos também é uma boa ideia. O mais agressivo seria aplicar um jato de água direto no motor da moto ainda quente.