Marca chinesa iniciará produção local em regime SKD dos modelos C10 e B10
A Leapmotor produzirá modelos no Brasil conforme antecipado pelo Autos Segredos em 28 de maio. No entanto, em vez de Porto Real (RJ), os SUVs chineses B10 e C10 serão montados no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. De acordo com nossas apurações, a Stellantis planeja iniciar a montagem dos carros chineses entre o fim de 2026 e começo de 2027.
A marca chinesa será a quarta a produzir modelos em Goiana (PE), a primeira foi a Jeep, em 2015, a Fiat iniciou em 2016 e a Ram começou a fabricar a Rampage, em 2023.
VEJA TAMBÉM:
- CONFIRA COMO É O SUV LEAPMOTOR B10
- LEAPMOTOR C10 SERÁ O 1° MODELO A SER VENDIDO NO PAÍS
- LEAPMOTOR C16: VEJA COMO É O SUV DE SEIS LUGARES
Uma comitiva chinesa esteve em junho deste ano na fábrica da Stellantis, em Goiana (PE), para avaliar as instalações.
A revista Auto Esporte já tinha apontado que a Stellantis planejava produzir localmente os modelos da Leapmotor.
Inicialmente, a produção deve começar em Semi-Knocked Down (SKD), que é quando um carro chega ao país de destino parcialmente desmontado, que tem algumas partes pré-montadas na fábrica de origem, como o chassi, o motor e a carroceria, enquanto outras são finalizadas na linha de montagem local. Atualmente, no Brasil, os carros montados em regime de SKD pagam 18% de imposto.
Depois, a Leapmotor passará a produção para o regime Completely Knocked Down (CKD), no qual o carro chega ao país totalmente desmontado, com cada componente separado. A montagem completa é realizada na fábrica local, envolvendo mais etapas de produção, incluindo soldagem da carroceria, pintura e instalação do motor e eletrônicos. Neste processo, o governo brasileiro cobra 16% de imposto.
A produção local só começará num terceiro momento, provavelmente com modelos fabricados a partir das plataformas LEAP 3.0 e 3.5, desenvolvidas pela própria marca, base que dá origem aos modelos C10 e B10.
Essa plataforma integra componentes como motores elétricos, CPUs veiculares e sistemas de iluminação LED, permitindo maior controle sobre a qualidade e desempenho dos veículos.
Como funciona o sistema REEV da Leapmotor?
O sistema REEV da Leapmotor permite quatro modos de uso de energia:
EV+
Neste modo, o sistema prioriza a rodagem exclusiva no modo elétrico, acionando o motor a combustão somente quando a carga da bateria estiver próxima do zero.
EV
Já no modo EV, a tecnologia também prioriza a rodagem em modo elétrico, no entanto, ela aciona o motor a combustão quando a carga da bateria chegar a 20%.
Fuel
No modo Fuel, a tecnologia REEV dos SUVs C10 e C16 aciona automaticamente o motor a combustão quando for necessário, sendo ideal para viagens mais longas.
Power +
No modo Power +, o motor a combustão é ligado desde a partida do carro, priorizando a recarga da bateria.
No Leapmotor C10, o motor 1.5 a combustão é somente gasolina, por aqui ele será flex. Ele atua somente como gerador para recarregar o sistema elétrico, ele não traciona as rodas. O motor elétrico tem 218 cv de potência e 32 kgfm de torque. Essa configuração permite uma autonomia de até 230 quilômetros em modo totalmente elétrico. A bateria tem capacidade para 28 kWh.
Lançamento Leapmotor B10 e C10
Antes de iniciar a montagem local, os SUVs B10 e C10 chegarão importados da China ainda neste ano. O B10 será vendido na versão Life somente na configuração elétrica. Já o C10 será vendido na versão Design BEV e na versão REEV híbrida.
O Leapmotor B10 Life tem motor elétrico que fornece 218 cv de potência e torque de 24,5 kgfm. O SUV médio conta com duas opções de bateria, sendo uma de 56,2 kWh que oferece autonomia de até 380 km e outra de 67,1 kWh que permite rodar até 460 km com carga completa, no ciclo chinês.
No Brasil, o B10 deverá ser vendido na versão com a bateria de 67,1 kWh para ter maior autonomia
O B10 tem 4,51 metros de comprimento, 2,73 m de distância de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,65 m de altura. Suas médias o credenciam para atuar no segmento de SUVs médios como Toyota Corolla Cross, BYD Yuan Plus, Omoda E5, entre outros itens.
Já o Leapmotor C10 tem versão híbrida batizada de Reev alia um motor elétrico traseiro que fornece 215 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. O motor 1.5 movido a gasolina não traciona as rodas, sendo exclusivo para gerar eletricidade. A bateria tem capacidade para 28,4 kWh. Há uma pequena chance do C10 Reev já estrear com sistema flex.
Nesta configuração, a autonomia elétrica é de 145 km e a total fica em 974 quilômetros.
A outra opção é um elétrico de 218 cv de potência e torque de 32,6 kgfm. Com bateria de 69,9 kWh, a autonomia é de 424 quilômetros.
Foto principal | Marlos Ney VIdal/Autos Segredos
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com o novo Fiat Argo (Panda):
O post Leapmotor será a quarta marca da Stellantis em Pernambuco apareceu primeiro em Autos Segredos.