Adquira

Produtos e Serviços

Parceiros

Empresas parceiras

Categorias

selecione produtos

Economia

Indicadores Econômicos

Login

Acesse ou crie sua conta

Mais previsões: Weather Sao Paulo 30 days

Lula entrega ao Congresso PEC da Segurança, que propõe sistema unificado contra crime

lula-entrega-ao-congresso-pec-da-seguranca,-que-propoe-sistema-unificado-contra-crime

Lula entrega ao Congresso PEC da Segurança, que propõe sistema unificado contra crime

Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da Câmara, Hugo Motta durante Entrega da PEC da Segurança Pública.

Palácio do Planalto.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

” data-medium-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/04/54472250685_903ed5b0cf_c.jpg?fit=300%2C187&quality=70&strip=all” data-large-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/04/54472250685_903ed5b0cf_c.jpg?fit=799%2C498&quality=70&strip=all”>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quarta-feira (23) a entrega da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública ao Congresso Nacional. O texto é uma das principais apostas do governo federal para enfrentar o avanço do crime organizado e propõe a criação de um sistema nacional unificado, inspirado no modelo do SUS.

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, Lula afirmou que a iniciativa marca o compromisso da União com a segurança dos brasileiros. “Não podemos permitir que o povo continue andando assustado. O governo federal assume, definitivamente, a responsabilidade de apoiar os estados no combate à criminalidade”, declarou.

Estiveram presentes no evento os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além dos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).

A proposta agora será analisada pela Câmara dos Deputados e, em seguida, pelo Senado. Ambos os plenários podem propor alterações no texto, e já há sinalizações de mobilização por parte da oposição, especialmente da bancada da bala, para pressionar por mudanças.

Sistema unificado e fortalecimento das guardas municipais

A PEC estabelece o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) como uma estrutura com status constitucional. Criado por lei ordinária em 2018, o SUSP busca integrar as ações das polícias federal, estaduais, municipais e demais órgãos de segurança, com coordenação entre os entes federativos.

Após resistências iniciais de governadores e prefeitos por temor de perda de autonomia, o texto passou por três versões. A versão final incluiu as guardas municipais e atendeu a parte das demandas regionais.

Entre os principais pontos da PEC estão:

  • Reconhecimento constitucional do SUSP, com definição clara das competências entre União, estados e municípios;
  • Ampliação das atribuições das guardas municipais, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal;
  • Criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública e de um Fundo Penitenciário Nacional, com repasses federais para financiar políticas de segurança e infraestrutura prisional;
  • Participação da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

A proposta visa ainda eliminar entraves burocráticos que dificultam a articulação entre as forças de segurança e agilizar o repasse de recursos para ações integradas.

The post Lula entrega ao Congresso PEC da Segurança, que propõe sistema unificado contra crime appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre o profissional certo para você

Os melhores profissionais das mais diversas áreas a para poder atender a qualquer demanda que você precisar, seja você um profissional ou alguem que precisa de um serviço específico, VEM PRA WEB

Leia Sobre
Ultimas Notícias