As luzes amarelas e vermelhas que se acendem no painel do carro servem para alertar o motorista que algo está errado. Mas de todas elas, a mais preocupante é a luz do óleo.
Sua cor é vermelha, indicativo de que o motorista deve parar o carro imediatamente. Ela se acende quando falta lubrificação no motor, o que ocorre por alguns motivos diferentes.
VEJA TAMBÉM:
- Verde, amarelo e vermelho: o que significa cada cor das luzes do painel
- Luzes do painel do carro: saiba identificar o problema
- Luz da pressão do óleo acesa não é só nível baixo
O que faz acender a luz de óleo
O motivo menos preocupante que gera o acionamento da luz de óleo é o nível baixo do lubrificante no cárter. Ela acende quando a bomba não consegue captar o fluído no reservatório.
Isso pode ocorrer devido a um vazamento ou quando o motor está queimando o lubrificante junto do combustível. A luz também pode acender momentaneamente em uma curva muito forte ou durante um retorno feito em velocidade elevada em carros sem o quebra onda no carter, pois o óleo vai todo para um lado do reservatório.
Se houver vazamentos, o ideal é parar o carro e rebocá-lo para uma oficina para reparar o local por onde o lubrificante está saindo. Se o motor estiver consumindo o óleo, é possível segui a viagem completando o nível — mas é um paliativo.
Acendeu a luz mas tem óleo no cárter?

Como essa luz indica problemas em todo o sistema de lubrificação no motor, ela não acende apenas caso falte óleo. Pode ocorrer dela acionar e a vareta indicar que o nível está normal.
Isso pode ser sinal de que a bomba está entupida ou está com algum problema. Se a bombe estiver boa, o culpado é o óleo: foi formada a borra no fundo do cárter, que é espessa.
Todos esses motivos impedem o funcionamento do veículo, que deverá ser rebocado para a oficina. Se insistir em usar o carro, o prejuízo será grande e pode chegar a perder todo o motor.
O post Luz do óleo é a mais perigosa do painel; o que fazer quando acende? apareceu primeiro em AutoPapo.