Você sabe quando usar o acento circunflexo? O chapeuzinho de palavras como “você” e “metrô” não é apenas um acessório, mas indica o timbre fechado das vogais tônicas.
O circunflexo é usado nas vogais “a”, “e” e “o” quando forem tônicas, como em “cânfora”, “fênix” e “avô”.
O GUIA DO ESTUDANTE lista as regras do acento abaixo. Antes, vale destacar que as condições também valem para o acento agudo, a única diferença é o som fechado (para o circunflexo) ou aberto (para o agudo). Confira!
Oxítonas
Segundo o Dicionário Michaelis, as palavras oxítonas recebem o acento circunflexo quando terminam em “e” e “o” fechados, seguidos ou não de s.
Exemplos: purê, bebê, inglês, bordô, robô e propôs.
Também levam o acento as palavras terminadas em “em”, como advêm, convêm, detêm e retêm.
Continua após a publicidade
Isso acontece com todos os verbos derivados de “ter” ou “vir”: eles levam o circunflexo na terceira pessoa do plural (eles ou elas) e acento agudo na terceira pessoa do singular (ele ou ela).
Newsletter
Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Paroxítonas
As palavras paroxítonas terminadas em “i”, “ei”, “is”, “ão”, “us”, “l”, “um”, “uns”, “n”, “ps”, “r” e “x” também recebem o acento. Por exemplo: têxtil, câncer, fênix, plâncton, dândi, vôlei, tênis, bênção e bônus.
Proparoxítonas
Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Se o timbre for fechado, o circunflexo marca presença, como em relâmpago, lâmpada, cânfora, tônica e têmpora.
Continua após a publicidade
Diferencial
O acento ainda é usado para diferenciar algumas palavras com grafias iguais, mas significados diferentes.
Quase todos os casos deixaram de valer após o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em janeiro de 2009, mas duas situações continuam obrigatórios:
pôde (pretérito perfeito do indicativo de poder) e pode (presente do indicativo de poder)
pôr (verbo) e por (preposição)
Continua após a publicidade
Saber essas regrinhas pode te ajudar a não perder pontos na redação do vestibular ou nas provas da escola.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade