Adquira

Produtos e Serviços

Parceiros

Empresas parceiras

Categorias

selecione produtos

Economia

Indicadores Econômicos

Login

Acesse ou crie sua conta

Mais previsões: Weather Sao Paulo 30 days

Novo caminhão Hyundai tem design polêmico dos carros da marca

novo-caminhao-hyundai-tem-design-polemico-dos-carros-da-marca

Novo caminhão Hyundai tem design polêmico dos carros da marca

A Hyundai, em sua linha de automóveis, recentemente apresentou modelos com design que foge do convencional. A linha de veículos pesados segue a mesma tendência, como mostra o novo caminhão Xcient, lançado seis anos após a última grande atualização do modelo, o Xcient Pro, apresentado em 2019.

O novo modelo traz faróis com três linhas de LED em cada lado, com aparência futurista inspirada em filmes dos anos 1990. O para-choque segue o estilo dos faróis e apresenta formato mais quadrado. A nova grade frontal tem formato em “V” e exibe o novo logotipo da montadora em alumínio.

VEJA TAMBÉM:

Novo farol full LED segue desenho de listras e se diferencia de qualquer outro caminhão

A lateral da cabine mantém as linhas da versão anterior, com alterações sutis em comparação à nova dianteira.

No interior, o modelo passa a contar com duas telas de 12,3 polegadas — uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Como opcional, há retrovisores digitais por meio de câmeras. A Hyundai também informa melhorias no acabamento interno. Entre os novos itens estão carregador de celular por indução de 10 W, entradas USB tipo C, chave com sensor de presença, freio de mão elétrico, geladeira, câmera de ré no cavalo mecânico, ar-condicionado digital e mesa para trabalho no banco do passageiro.

No interior, a montadora traz telas digitais e opções de câmeras nos lugares dos retrovisores

Motorização e versões

A Hyundai oferece três faixas de potência para o Xcient:

  • Motor de 10 litros com 430 cv e 210 kgfm de torque
  • Motor de 12,7 litros com 520 cv e 235 kgfm, disponível com transmissão manual de 16 velocidades ZF ou automatizada de 9 velocidades EATON
  • Motor de 540 cv com 285 kgfm, disponível apenas com transmissão automatizada ZF de 12 velocidades
Versão Cargo, que seria um semipesado, tem configuração 10×4, tipicamente coreana

Diferente da maioria dos caminhões vendidos no Brasil, o Xcient chega com configurações limitadas, sendo oferecido como cavalo mecânico, versão basculante (“Dump”) e semipesado (“Cargo”) com chassi 10×4.

  • Cavalo mecânico: versões 4×2, 6×2 e 6×4 com motores de 12,7 litros
  • Versão Dump: 6×4 para 15 toneladas e 8×4 para 25,5 toneladas
  • Versão Cargo: 6×4, 8×4 e 10×4, com dois eixos direcionais e três eixos traseiros em tandem

Segurança e tecnologia

A Hyundai aplicou novas tecnologias de segurança ativa e passiva no Xcient. Entre os recursos estão:

  • Assistência para prevenção de colisões frontais com detecção de pedestres e ciclistas
  • Aviso de colisão frontal e traseira de curta distância
  • Alerta de risco de colisão com obstáculos no ponto cego em baixas velocidades
  • Aviso de colisão traseira ao mudar de faixa
  • Faróis inteligentes

O modelo também oferece controle de cruzeiro inteligente com função stop-and-go (nas versões com transmissão automatizada), controle de cruzeiro baseado em navegação, assistência para condução em rodovias e função auto hold.

A montadora não divulgou valores, nem expectativas de expansão para novos mercados. Também não há confirmação sobre a chegada da atualização à versão movida a hidrogênio, que já teve mais de 250 unidades vendidas. Não há previsão de lançamento do modelo no mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre o profissional certo para você

Os melhores profissionais das mais diversas áreas a para poder atender a qualquer demanda que você precisar, seja você um profissional ou alguem que precisa de um serviço específico, VEM PRA WEB

Leia Sobre
Ultimas Notícias