Importado da Tailândia, o SUV de sete lugares chega ao mercado argentino com motor movido somente a gasolina
Durante o lançamento das picapes Ford F-150 e Maverick Tremor, a marca americana realizou um test drive com o novo SUV Everest que começa a ser vendido na Argentina neste mês de junho. Por lá, o modelo será vendido com o motor 2.3 Ecoboost e câmbio automático de dez marchas.
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Oficialmente, a Ford diz que no momento não há intenção de vender o novo Everest no Brasil. Mas onde há fumaça, há fogo, a marca não se daria o trabalho de realizar um test drive com jornalistas brasileiros, se não tivesse planos futuros para o modelo. Afinal, é um segmento hoje dominado pelo Toyota Hilux SW4 e a partir de setembro, o Brasil também terá o GWM Haval H9.
Com certeza, a Ford sabe que há espaço para o novo Everest no Brasil. Nossa aposta é que o SUV chegará ao Brasil, mas só se ele começar a ser produzido na fábrica argentina da Ford. Quando começou o desenvolvimento da nova Ranger, o projeto contemplava o SUV.
Mas por enquanto os planos ainda não foram adiante, tanto que o mercado argentino receberá o novo Ford Everest importado da Tailândia. Por lá, ele terá o motor 2.3 GTDi Ecoboost movido a gasolina que entrega 300 cv de potência a 5.650 rpm e torque de 45,5 kgfm a 3.500 rpm. Em comum com a Ranger V6, o SUV de sete lugares tem a caixa automática de dez marchas.
O tanque de combustível tem capacidade para levar 80 litros de gasolina.
A tração é 4×2, 4×4 High e 4×4 reduzida. O SUV tem seis modos de condução: Normal, Eco, Areia, Barro, Reboque e Escorregadio.
No entanto, o Brasil deverá receber o novo Ford Everest com o motor 3.0 V6 de 250 cv de potência 3.250 rpm e torque de 62,2 kgfm a 1.750 rpm. Assim como o Everest a gasolina, o câmbio é o automático de dez marchas. O sistema de tração também será o mesmo.
Mas vamos falar sobre as nossas impressões sobre o novo Ford Everest. Andamos com o SUV em trechos de asfalto e por estradas de terra. O Everest tem uma suspensão bem confortável, seguindo o que já é visto na nova Ranger. Ela filtra muito bem as imperfeições do solo, mesmo em pisos castigados.
No asfalto, o novo Ford Everest tem um bom comportamento dinâmico e os sistemas eletrônicos conseguem conter bem a rolagem da carroceria em curvas.
Replicando o habitáculo dianteiro da Ranger, no posto de comando o motorista e passageiro viajam com conforto. Os comandos estão ao alcance das mãos e dos olhos do condutor.
A versão avaliada contava com ajustes elétricos para os bancos dianteiros.
No entanto, na segunda fileira, somente os passageiros das extremidades viajam com conforto, o do meio tem situação complicada por conta do túnel central. O encosto tem ajuste em duas posições, deixando os passageiros com mais conforto.
A segunda fileira é corrediça para aumentar o espaço para a terceira fileira, mas nem isso é capaz de colocar adultos numa situação confortável. O espaço é apertado e somente crianças é que vão gostar por conta da farra.
Como é o visual do novo Ford Everest?
Visualmente, até a coluna “B” o novo Ford Everest é idêntico a Ford Ranger. Capô, para-lamas, grade, faróis, para-choque e as portas dianteiras são comuns. Da coluna “B”, é que o SUV se difere da picape por conta da porta exclusiva e claro pela coluna “C” por se tratar de um SUV. A tampa do porta-malas tem abertura elétrica e abriga as lanternas em LED.
Com a terceira fileira em posição de uso, o porta-malas pode levar 259 litros de bagagens. Já na configuração de cinco lugares, a capacidade pula 898 litros.
O Everest tem 4,91 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,84 m de altura e 2,90 m de distância de entre-eixos. O vão livre em relação ao solo é de 22,6 centímetros. Os ângulos ficam 30,2° de entrada e 25° de saída.
Itens de série do novo Ford Everest
Entre os principais itens de série do novo Ford Everest Titanium vendido na Argentina estão o ar-condicionado, direção elétrica, rodas de liga de 20″, faróis e lanternas iluminados por luzes de LED, vidros elétricos, bancos dianteiros com ajustes elétricos, volante multifuncional com regulagem em altura e profundidade, teto solar panorâmico, entre outros itens.
Na parte de segurança, o SUV tem seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa, assistente de descida, controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo com stop&go (ACC), entre outros equipamentos.
O Ford Everest reúne qualidades para encarar o Toyota Hilux SW4 e também o GWM Haval H9 e buscar seu lugar ao Sol no segmento, onde por enquanto o modelo japonês reina sozinho. Já que o Chevrolet Trailblazer e o Mitsubishi Pajero são meros coadjuvantes na categoria.
O post Novo Ford Everest seria um bom concorrente para o Toyota SW4? apareceu primeiro em Autos Segredos.