Adquira

Produtos e Serviços

Parceiros

Empresas parceiras

Categorias

selecione produtos

Economia

Indicadores Econômicos

Login

Acesse ou crie sua conta

Mais previsões: Weather Sao Paulo 30 days

Os 10 carros de rali mais irados do WRC

os-10-carros-de-rali-mais-irados-do-wrc

Os 10 carros de rali mais irados do WRC

O automobilismo é uma paixão que desenvolveu há mais de um século. Entre as várias modalidades está o rali, que tem no World Rally Championship  (WRC) sua expressão máxima.  Afinal, é uma competição que combina carros anabolizados, pilotos extremamente habilidosos e traçados com toda a sorte de obstáculos e perigos.

O mundial de rali é uma febre, principalmente na Europa, onde o público se amontoa em barrancos e até mesmo no meio da estrada para ver carros cada vez mais velozes e potentes derraparem, saltarem e literalmente voarem diante de seus olhos. Há mais de 50 equipes e fabricantes desenvolvem carros carros insanos, alguns que eram verdadeiras “cadeiras elétricas” de tão perigosos.

10 carros que fizeram história no rali

Em mais de quatro décadas de competição, o WRC foi palco para a performance de pilotos lendários e carros espetaculares. Listamos 10 modelos que ajudaram a escrever a história do rali. Confira!

1. Lancia Stratos HF (1973–1978)

Depois de tomar gosto pela brincadeira com o Fulvia, a Lancia desenvolveu o Stratos justamente para correr no campeonato de rali (Foto: Lancia | Divulgação)
  • Motor: V6 2.4 litros, central-traseiro
  • Potência: ~280 cv (versão de rali)
  • Destaques técnicos: Primeiro carro desenvolvido exclusivamente para rali.
  • Principais conquistas:
    • Campeão mundial de construtores: 1974, 1975, 1976 (WRC)
    • Ícone do Grupo 4

2. Audi Quattro (1981–1986)

O Audi Quattro foi o primeiro carro com tração integral permanente e se tornou um doutrinador no WRC outras diversas modalidades de rali (Foto: Audi |Divulgação)
  • Motor: 5 cilindros 2.1 a 2.2 litros turbo
  • Potência: 300–500 cv nas versões de Grupo B
  • Destaques técnicos: Introdução da tração integral permanente no WRC.
  • Principais conquistas:
    • Títulos no WRC: 1982 (pilotos – Walter Röhrl) e 1984 (construtores e pilotos – Stig Blomqvist)
    • Revolucionou o conceito de tração nos ralis

3. Peugeot 205 T16 (1984–1986)

  • Motor: 1.8 turbo, central-traseiro
  • Potência: 450–550 cv (Grupo B)
  • Destaques técnicos: Compacto e extremamente potente, com motor central e tração integral.
  • Principais conquistas:
    • Campeão mundial de construtores: 1985, 1986
    • Campeão de pilotos com Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986)

4. Lancia Delta Integrale (1987–1992)

Doutrinador, o Lancia Delta é carro mais vitorioso do WRC com nada menos que seis títulos de contrutores (Foto: Lancia | Divulgação)
  • Motor: 2.0 turbo, tração integral
  • Potência: ~300 cv
  • Destaques técnicos: Robustez e equilíbrio; dominou a era pós-Grupo B.
  • Principais conquistas:
    • Hexacampeão mundial de construtores: 1987 a 1992
    • Títulos de pilotos com Juha Kankkunen e Miki Biasion

5. Subaru Impreza WRX STI (1993–2008)

Ponto alto da trajetória do Impreza foi em 1995, quando Colin McRae conquistou o título de pilotos no WRC
  • Motor: 2.0 boxer turbo
  • Potência: ~300 cv
  • Destaques técnicos: Motor boxer e tração integral com diferencial central ativo.
  • Principais conquistas:
    • Campeão mundial de construtores: 1995, 1996, 1997
    • Títulos de pilotos com Colin McRae (1995), Richard Burns (2001) e Petter Solberg (2003)

6. Mitsubishi Lancer Evolution (1993–2005 no WRC)

O Lancer EVO teve 10 gerações e incontáveis edições, uma delas dedicada ao piloto finlandês Tommi Makinen (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
  • Motor: 2.0 turbo 4 cilindros
  • Potência: ~300 cv
  • Destaques técnicos: Sistema avançado de tração integral e aerodinâmica refinada.
  • Principais conquistas:
    • Campeão mundial de pilotos com Tommi Mäkinen: 1996, 1997, 1998, 1999
    • Marca fortemente associada ao Grupo A e início do WRC

7. Ford Escort RS Cosworth (1993–1998)

O Escort esteve presente no WRC em diversas gerações, inclusive o impetuoso RS Cosworth
  • Motor: 2.0 turbo
  • Potência: ~300 cv
  • Destaques técnicos: Aerodinâmica refinada e tração integral.
  • Principais conquistas:
    • Vitórias pontuais no WRC, foi um dos carros mais competitivos do Grupo A
    • Pilotos como François Delecour e Carlos Sainz obtiveram sucesso com ele

8. Citroën C4 WRC (2007–2010)

Três dos nove títulos de Sébastien Loeb foram a bordo do C4 (Foto: Creative Commons | Wikipedia)
  • Motor: 2.0 turbo
  • Potência: ~320 cv
  • Destaques técnicos: Alta estabilidade em asfalto e terra, refinamento eletrônico.
  • Principais conquistas:
    • Campeão mundial de construtores e pilotos: 2008, 2009, 2010
    • Sébastien Loeb venceu três títulos consecutivos com o modelo

9. Toyota Celica GT-Four (1988–1995)

O Celica foi o carro que sedimentou o caminho da Toyota no rali do WRC, que atualmente é representada pelo Yaris
  • Motor: 2.0 turbo
  • Potência: ~300 cv
  • Destaques técnicos: Tração integral robusta e confiabilidade mecânica.
  • Principais conquistas:
    • Campeão mundial de pilotos: Carlos Sainz (1990, 1992)
    • Campeão mundial de construtores: 1993

10. Volkswagen Polo R WRC (2013–2016)

O WRC foi uma vitrine importante para o VW Polo que ajudou o francês Sébastien Ogier a se tornar um dos maiores vencedores na categoria
  • Motor: 1.6 turbo
  • Potência: ~320 cv
  • Destaques técnicos: Pacote aerodinâmico e chassi dominantes na geração turbo downsizing do WRC.
  • Principais conquistas:
    • Campeão mundial de construtores e pilotos: 2013 a 2016
    • Sébastien Ogier conquistou quatro títulos consecutivos com o modelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre o profissional certo para você

Os melhores profissionais das mais diversas áreas a para poder atender a qualquer demanda que você precisar, seja você um profissional ou alguem que precisa de um serviço específico, VEM PRA WEB

Leia Sobre
Ultimas Notícias