O Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos (GRU Airport), anunciou que o sistema de transporte automatizado People Mover começará a operar em setembro.
O transporte fará a ligação direta entre a Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de passageiros, substituindo os ônibus que atualmente realizam o trajeto de aproximadamente 3 km.
VEJA TAMBÉM:
- Shell Eco-marathon 2025: carros rodam 10 km com uma colher de gasolina
- Obras em rodovias paulistas vão até domingo (31); confira os trechos
- Toyota abre inscrições para programa de estágio 2026
Com um percurso total de seis minutos, o acesso ao sistema será gratuito para os usuários. Dois veículos irão operar simultaneamente, transportando até 2 mil passageiros por hora em cada sentido. A via, elevada e exclusiva, segue o padrão de conexões curtas em áreas aeroportuárias
O investimento estimado é de R$ 272 milhões, custeado pela concessionária GRU Airport. O projeto, que estava inicialmente previsto para fevereiro de 2024, sofreu um atraso superior a um ano e meio.
O People Mover utiliza a tecnologia brasileira Aeromovel, baseada em propulsão pneumática por ar pressurizado aplicado ao longo da via. A operação será totalmente automatizada e visa integrar de forma mais eficiente o transporte ferroviário metropolitano aos terminais do maior aeroporto do país.
Desta forma, Guarulhos se tornará o segundo aeroporto brasileiro a adotar o sistema, após o Salgado Filho, em Porto Alegre, onde há cobrança de tarifa para acesso aos trens da Trensurb.