Você já ouviu alguém dizer que certa pessoa é muito performática? Ou que determinado comportamento foi performativo? A verdade é que todo mundo conhece alguém que parece que tenta demais: dá uma forçada no jeito de falar, nos maneirismos, nas roupas… tudo em nome de performar algo que talvez não seja. Mas qual seria o jeito certo de adereçar esse fenômeno comportamental? Seria “performático” ou “performativo”?
As duas palavras estão corretas e são derivadas do inglês “performance”, mas não são sinônimos. A depender do contexto, apenas uma está correta. Bora conhecer a diferença?
Performático
A palavra “performático” é um adjetivo que não está registrado no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), mas é validado por dicionários tradicionais. É usada no âmbito artístico para descrever algo que seja relacionado a uma performance. “Relativo a performance ou à apresentação em que o artista pode criar e atuar livremente”, define o Dicionário Michaelis.
Agora quando se refere a questões comportamentais ou psicológicas, o empréstimo do termo acontece no sentido de descrever algo ou alguém com forte expressão, teatralidade ou exagero na forma de agir ou se apresentar. Ou seja, quando dizemos que uma pessoa é “performática”, geralmente estamos nos referindo ao seu jeito expressivo, chamativo ou até dramático de se comportar.
O show foi muito performático, com figurinos exuberantes e coreografias elaboradas;
Ele tem um estilo performático de se expressar, sempre chamando atenção;
O discurso performático do político conquistou o público logo nos primeiros minutos.
Continua após a publicidade
Performativo
Do outro lado, “performativo” também é um adjetivo sem registro no VOLP, mas é dicionarizado como um termo técnico, com uso especial na área da Linguística. Ele se refere a palavras ou expressões que, ao serem ditas, realizam uma ação. Por exemplo, ao dizer “eu prometo”, o locutor está realizando o ato de prometer — é uma frase performativa. “Diz-se de um enunciado que se dá ao mesmo tempo em que a ação por ele é apresentada: palavra e ato coincidem”, é a única definição do Dicionário Michaelis. Ou seja, nesses casos, dizer “performático” seria incorreto.
O texto era menos informativo e mais performativo, cheio de gestos e entonações marcantes;
Na Linguística, certos enunciados são chamados de verbos performativos porque realizam uma ação ao serem ditos;
“Declaro aberta a sessão” é um exemplo de sentença performativa.
O uso popular
Fora dos contextos formais e técnicos, no entanto, “performativo” também passou a ser usado por muita gente como sinônimo de “performático” — talvez por conta da influência da Língua Inglesa, em que se fala “performative”. É um uso comum nas redes sociais e em debates informais, mas não é o sentido original da palavra.
Continua após a publicidade
Em “Enzo é performativo ao ponto de levar uma câmera vintage para a balada”, o sentido de “performativo” é praticamente idêntico ao de “performático”. Mas vale lembrar: em contextos acadêmicos ou linguísticos, “performativo” tem outro significado — bem longe do exagero ou da teatralidade.
Veja outras Dúvidas de Português.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade